PIC Quietude leva ‘ondas de emoção’ ao PDA

Com tema relativo ao mar, Mostra Cultural encantou com apresentações infantis

Por Luciano Agemiro | 19/11/2014

A cor azul estava presente em quase todas as apresentações. As crianças também. Diante dos olhares de centenas de pais, a Mostra Cultural do PIC Quietude divertiu a plateia que compareceu ao Palácio das Artes na noite da terça-feira (18). Ao longo de 13 apresentações, a unidade explorou o tema ‘Nas Ondas do Mar’ nos figurinos, músicas e enfeites. Mais de 450 pessoas compareceram ao evento.

Na apresentação de violão, a música “Como Uma Onda”, de Lulu Santos, foi tocada pelos alunos da unidade. As mulheres da dança de salão tiveram em seus vestidos, babados em tons de azul. No Jazz, as dançarinas também tinham ondas no figurino, além é claro, da coreografia, cheia de referências ao mar.

Na apresentação especial da noite, a cantora Regina Maria Leite Laranoit apresentou ao vivo a música criada em parceria com a diretora do PIC Quietude, Sueli Dantas. Na letra, as belezas de Praia Grande e, claro, o mar da Cidade.

Para Sueli, mais que falar do mar, o tema tem a ver com emoção. “Quando pensei no tema, queria exaltar as belezas do mar e proporcionar ondas de emoção a quem estivesse assistindo. Foi maravilhoso”, destacou.

A emoção veio com as pequenas estrelas da noite. Em diversas apresentações de dança, as crianças se destacavam entre os adultos e ganhavam a simpatia da plateia. Na apresentação de balé infantil, dezenas de luzes vindas dos flashes das máquinas ou dos celulares em modo de gravação de vídeo iluminaram o teatro.

Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, a Mostra Cultural foi a oportunidade de apreciar tudo o que foi feito durante o ano no PIC Quietude. “É quando os pais e familiares veem que seus filhos e netos estão aprendendo algo novo. Desenvolvendo seus talentos e superando seus obstáculos. Todos estão muito felizes”, destacou.

A unidade Quietude do Programa de Integração e Cidadania (PIC) funciona desde 2009 e atualmente atende a cerca de 900 pessoas em 24 modalidades diferentes, incluindo esportivas, culturais ou até mesmo de geração de renda.

Formatura – Os alunos do Telecentro do PIC Quietude também tiveram seu momento especial. A formatura dos frequentadores das aulas de informática também aconteceu no PDA, junto com a Mostra Cultural. Ao longo do ano, foram mais de 200 pessoas atendidas pelo curso de informática, cujo intuito é promover a inclusão digital dos moradores.

Um dos formandos foi Jair Domingues, de 68 anos. Morador do Caiçara, Domingues não deixou que a distância o impedisse de aprender a lidar com o computador. “Agradeço muito os professores e a Prefeitura que me proporcionaram esse novo aprendizado. Mesmo com todas as minhas dificuldades, aprendi e hoje já comprei meu próprio computador”, festeja.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.