Praia Grande realiza simulado de produtos perigosos

Ação tem objetivo de treinar profissionais em caso de acidentes com produtos químicos

Por Sílvia Carvalho | 4/12/2014

Uma carreta transportando ácido clorídrico, um produto altamente perigoso, tem um vazamento na válvula de descarga, deixando material vazar em uma Avenida da Cidade. Neste exato momento, uma ciclista está passando pela avenida e é atingida pelo produto sofrendo queimaduras.

A cena descrita foi um simulado que aconteceu na manha desta terça-feira (02), no Espaço Alvorada, no Bairro Quietude, como parte do treinamento sobre produtos perigosos realizado pela Coordenadoria de Defesa Civil de Praia Grande, em parceira com a empresa Cesari Transportes, que montou todo o cenário, com caminhões e equipe de emergência, para que a situação parecesse real, e Unipar Carbocloro, responsável pela informação técnica do produto perigoso, no caso acido clorídrico. Esta é a primeira vez que o simulado ocorre dentro do Município.

Participaram do Simulado uma equipe da Secretarias de Meio Ambiente (Sema), de Trânsito (Setran), de Serviços Urbanos (Sesurb), de Saúde Pública (Sesap) de Assuntos de Segurança Pública (Seasp), as Policias Civil e Militar , a Defesa Civil de São Vicente e um grupo de alunos da Escola Municipal Sebastião Tavares de Oliveira.

Segundo o titular da Seasp, José Américo Franco Peixoto, o simulado é importante para unir os órgãos municipais e estaduais e demonstrar à sociedade que a Cidade está preparada, caso ocorra alguma situação parecida.

O representante da Cesari Transportes, Sérgio Sukadolnick, acredita que a interação entre a empresa e os diversos órgãos no simulado é benéfica, pois caso ocorra um acidente os órgãos envolvidos estarão bem preparados para lidar com um produto perigoso. “Esse exercício serve para aprimorar e melhorar onde existir falhas. A interação do público, como observador é boa para a sociedade estar consciente, para que também não sejam vitimas, ultrapassando a área de segurança.

Durante o simulado os funcionários da Cesari Transportes usaram os equipamentos de proteção individual (EPI´s) e avaliaram a situação da válvula do caminhão, fazendo a contenção do produto (simulado) vazado, com materiais absorventes, para não contaminar o solo.

O líder de apoio da Unipar Carbocloro, Eduardo Ribeiro Júnior, explicou que o ácido clorídrico numa situação real pode emanar vapores, que causam queimaduras, caso os profissionais não estejam usando os EPI´s.

Para o Coordenador da Defesa Civil de Praia Grande, Luciano Gomes Souza, uma das metas da Defesa Civil de Praia Grande é preparar as equipes de vários órgãos da Cidade, para que havendo uma situação real, os profissionais possam agir de maneira eficaz diminuindo o risco. “Os profissionais treinados vão identificar o produto, sinalizar e ajudar a isolar a área. Hoje todos os municípios estão passíveis de acontecer um acidente, mas com uma equipe bem preparada, nós diminuímos os prováveis danos”.

Curso teórico- Em outubro e novembro deste ano, a Coordenadoria de Defesa Civil de Praia Grande realizou curso básico sobre produtos perigosos, para os profissionais da área da saúde, segurança e trânsito. O objetivo do curso foi passar noções de manuseio, cuidados e atendimento emergencial com produtos perigosos.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.