Moradores da Região recebem cartão do Programa VidAtiva

Benefício permite o pagamento de pacotes de exercícios em academias

Por Luciano Agemiro | 27/2/2015

O secretário de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, Jean Madeira, esteve em Praia Grande nesta quinta-feira (26), para participar do evento de entrega dos cartões do Programa VidAtiva. Dezenas de Idosos de Santos, São Vicente e Praia Grande foram beneficiados com o benefício, voltado à pratica esportiva em academias particulares.

O Programa VidAtiva é uma iniciativa do Governo Estadual, em parceria com a Prefeitura de Praia Grande, por meio da Sepros. A iniciativa prevê o repasse de R$ 57,00 para o pagamento de pacotes de exercícios ou danças, em academias particulares, aos idosos que necessitam da atividade física por recomendação médica e não têm condições de pagar.

O cartão será utilizado para o pagamento das mensalidades nos estabelecimentos credenciados. Os responsáveis pelas oito academias conveniadas também ganharam certificado de participação no programa.

Uma das beneficiadas pelo programa é a aposentada Nely Carolina Rodrigues de Lima, de 74 anos, moradora do Bairro Caiçara, que vai fazer hidroginástica perto de casa. “Meu médico recomendou que eu fizesse essa atividade porque machuquei meu braço recentemente. Isso vai me ajudar muito”.

De acordo com o secretário, atualmente, o programa VidAtiva atende a mais de 5 mil pessoas em todo o Estado, mas a expectativa é que esse número seja ampliado e todos os municípios tenham acesso ao benefício. “Quando investimos no esporte, indiretamente estamos investindo em Saúde”, ressaltou Madeira.

Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, o programa soma ao que o município já oferece aos idosos. “Sabemos o quanto é importante a inserção de atividade física na rotina diária, por isso investimos nas unidades do Programa Conviver. Além das quatro existentes, outras quatro estão previstas. O esporte é um fator de interação social e ainda melhora a qualidade de vida das pessoas”.

Quando o assunto é a Melhor Idade, Praia Grande é uma das cidades referência no assunto. Desde 2009, entre todos os municípios do Estado de São Paulo com mais de 200 mil habitantes, Praia Grande está em primeiro lugar no Índice Futuridade, que mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios. O programa VidAtiva reforça essa qualidade de vida proporcionando o atendimento adequado aos moradores nas academias do Município.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.