Quadra coberta proporciona mais conforto aos idosos do Caiçara

Unidade do Programa Conviver atende a moradores com mais de 50 anos

Por Luciano Agemiro | 7/5/2015

Desde 2007, quando foi inaugurado, o Conviver Caiçara virou ponto de encontro de idosos moradores das redondezas. Com uma quadra poliesportiva, a unidade é a única que dispõe de espaço para as aulas de voleibol adaptado, tênis e outras atividades físicas. Em novembro do ano passado, o local ganhou cobertura e se tornou um espaço mais confortável para a melhor idade. Esta medida faz parte do conjunto de metas do Programa Avança PG.

As atividades que antes eram realizadas debaixo de sol forte, agora são praticadas na sombra, o que atraiu mais adeptos. Ginástica, alongamento e yoga, antes realizadas em um pequeno salão, ganharam um novo espaço. O conforto também se estendeu aos frequentadores da Creche do Idoso, que podem assistir às atividades da quadra.

Centenas de pessoas foram beneficiadas. A área disponível para atividades na unidade aumentou em mais de cinco vezes. As aulas não são mais canceladas por causa da chuva e nem por causa do sol forte.

Uma das beneficiadas foi a aposentada Leotilde Tinajero Roncatti, de 72 anos, que pratica o vôlei na quadra e diz que a cobertura fez muita diferença, pois as aulas que terminam por volta do meio dia, eram muito desgastantes por causa do sol, principalmente no verão. É um benefício maravilhoso, que esperamos por muito tempo. O espaço ficou lindo, bem arejado, não passamos calor”.

A aposentada Selma Solange Dainovskas, de 74 anos, faz aulas de tênis, ginástica e vôlei para se manter bem de saúde. Na quadra antiga, todas essas atividades se tornavam bem mais cansativas. Agora, consegue se exercitar sem tanto desgaste. “Ficou muito bom este lugar. Além de ser mais gostoso fazer exercícios, dá até para aproveitar para as nossas festas e nossos bailes”.

Segundo a diretora, Silvia Rebustine Bonito, com a quadra coberta o Conviver Caiçara aumentou em cerca de 15% o número de frequentadores. “A falta de espaço coberto para as atividades impedia muitos de frequentar esta unidade. Agora as aulas estão mais cheias, são melhor aproveitadas e eles ficam muito mais dispostos e felizes. Foi um presente para todos nós”.
Em uma semana comum de atividades, a unidade realiza mais de 1000 atendimentos aos frequentadores, principalmente nas atividades físicas. O Conviver Caiçara tem ainda outras atividades, incluindo o coral e as aulas de italiano.

Obra - A quadra, com aproximadamente 85m², foi coberta com telhas metálicas termo acústicas, apoiadas em estrutura de concreto pré-moldado de 12m de altura. No entorno, as telhas formam também o fechamento lateral, finalizado com alambrados. A quadra também ganhou iluminação, o que permite que sejam realizados eventos noturnos no local.

Avança PG – O Programa Avança PG é um conjunto de ações programadas para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes eixos de atuação, de acordo com os setores do Município.
O Eixo Cidade Feliz, no qual está incluída a obra de cobertura da quadra do Conviver Caiçara, incentiva investimentos em políticas públicas voltadas a estrutura esportiva da Cidade. Entre outras ações, o eixo tem ainda a reforma dos ginásios poliesportivos do Município e a implantação de unidades da Academia da Saúde, em diversos bairros.