Começa a 2ª edição dos Jogos da Maturidade

Competição reúne atletas com mais de 60 anos

Por Luciano Agemiro | 11/5/2015

Foto Indisponivel

A segunda edição dos Jogos da Maturidade de Praia Grande foi iniciada no último sábado, 9, na pista de atletismo da Cidade. A competição reúne mais de dois mil atletas com mais de 60 anos em diversas modalidades. O evento serve como aquecimento para as competições dos Jogos Regionais do Idoso (Jori), que acontecerão em junho, também no Município.

No total, doze associações de bairros competem em 13 modalidades, natação, dança de salão, tênis, tênis de mesa, vôlei adaptado, bocha, damas, carteado, dominó, xadrez, entre outros. Logo após a abertura, foram iniciadas as competições de atletismo.

O Secretário de Esportes e Lazer Hugulino Alves Ribeiro, o Hugo, destacou o sucesso da primeira edição da competição e afirmou que espera que os Jogos da Maturidade integrem ainda mais a comunidade nos próximos anos. “Nossa Melhor Idade está cada vez mais ativa e participativa. Não queremos incentivar a competição, mas sim, a busca da qualidade de vida”.

De acordo com o coordenador de Programas Especiais da Sepros, José Carlos de Souza, o trabalho efetuado na Cidade, por meio das unidades do Programa Conviver já incentiva a prática esportiva entre os idosos, porém os Jogos da Maturidade atingem também os atletas que praticam esportes em outros locais do Município. “É uma forma de integrar os participantes e estimular a prática de atividade física, que afasta a depressão, melhora a diabetes, hipertensão e outros problemas comuns entre os mais velhos”.

De acordo com a vice-prefeita, Maura Lígia Costa Russo, o Município tem um olhar diferenciado para a Melhor Idade e se orgulha disso. “Temos diversas ações voltadas à qualidade de vida do idoso, no Programa Conviver, na Creche do Idoso e até mesmo nas Unidades de Saúde da Família, onde são realizadas atividades regularmente. Não temos dúvida de que estamos no caminho certo”.

Esta edição dos Jogos da Maturidade segue até o dia 29 de maio. A organização é da Secretaria de Esportes e Lazer (Seel), com o apoio da Secretaria de Promoção Social (Sepros), Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e Subsecretaria de Ações de Cidadania.

Dados - No ano passado, o grupo da Associação Amigos do Distrito de Solemar (Bairro Solemar) obteve o título de campeã geral da primeira edição dos Jogos da Maturidade. O evento serve como seletiva para a formação da equipe municipal para a disputa dos Jogos Regionais do Idoso do Estado de São Paulo.

A segunda edição dos Jogos da Maturidade faz parte do Programa Avança PG que, lançado em novembro de 2013, incentiva diversas ações divididas em eixos (como educação, esporte, entre outros) para construção, ampliação e desenvolvimento de diversos setores da Cidade.