PG discute combate a violência contra crianças e adolescentes

Funcionários envolvidos com atendimento participaram de Fórum

Por Luciano Agemiro | 20/5/2015

Dezenas de profissionais da Secretaria de Promoção Social (Sepros), dos setores de Educação, Saúde, Juventude, Conselho Tutelar, Vereadores e demais envolvidos com atendimento a crianças e adolescentes participaram, nesta quarta-feira (20) do Fórum Enfrentamento Contra a Violência a Crianças e Adolescentes, realizado em Praia Grande. Foram discutidas as medidas de combate e prevenção à violência dos mais novos.

Praia Grande conta com os serviços do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) que atua junto às famílias e vítimas de violência. As crianças e adolescentes chegam ao serviço por meio da Justiça, do Conselho Tutelar ou das denúncias feitas ao Disk 100, do Governo Federal.

Em 2014, 670 famílias foram referenciadas nos serviços do Município. Dos atendimentos realizados, 40% foram a crianças e 60% adolescentes. Entre as crianças (0-11anos), 45% eram meninos e 55% meninas. Já entre os adolescentes (12-17) os atendimentos foram de 54% para o público masculino e 46% para o público feminino.

Entre os tipos de violência observados, 36% são casos de agressões físicas ou psicológicas, 22% casos de abuso sexual, 22% são de negligência ou abandono, 15% de violações associadas ao uso abusivo de drogas. Os outros 5% são de casos de trabalho infantil e exploração sexual.

De acordo com a chefe de Divisão de Proteção à Criança e Adolescente, Ana Maria Bom Frigério, um encontro como este é uma forma de se apresentar o trabalho que a equipe desenvolve durante o ano e lembrar a toda a sociedade que ainda existe violência contra criança e adolescente. “Não dá para a gente fechar os olhos para uma situação tão grave e tão difícil para as nossas crianças e adolescentes”.

Na opinião da responsável pela Sepros, Gisele Domingues, a família precisa fortalecer os laços de amor, carinho e o acolhimento aos filhos para diminuírem os casos de violência. “Esses profissionais que estão aqui podem ajudar a identificar ou até prevenir violência em casa, por meio de orientações aos pais e ações que possam aproximar essas famílias de uma realidade mais afetiva”.

Quem notar algum caso de violência, de qualquer tipo, contra crianças e adolescentes deve denunciar. São várias as alternativas para isso. Seja pelo Disque 100 do Governo Federal, ao Conselho Tutelar, por meio do telefone 0800-773-9933 ou diretamente no Creas, instalado na Rua Emancipador Paulo Fefin, nº 701. O telefone de contato é 3473-3343.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.