EM Estina Campi Baptista recebe palestra sobre Desastres Naturais

Objetivo é criar uma cultura de prevenção

Por Sílvia Carvalho | 28/5/2015

Ensinar de forma lúdica promovendo a cultura de prevenção. É desta forma que a equipe da Coordenadoria da Defesa Civil de Praia Grande está apresentando o projeto ‘Defesa Civil nas Escolas’. Nesta quinta-feira (28) mais de 300 alunos da Escola Municipal Estina Campi Baptista participaram do programa.

O projeto, que só em maio atendeu 5.200 crianças do Ensino Fundamental, é desenvolvido em parceria com Secretaria de Educação (Seduc) e visa contribuir para a formação de uma consciência sobre o planeta. A ideia é desenvolver nos alunos a capacidade de análise, reflexão, trabalho colaborativo e um pensamento crítico sobre as situações de emergência, promovendo uma cultura de prevenção aos desastres naturais e, consequentemente, aperfeiçoar os recursos existentes.

Na ocasião, os alunos souberam que poderão representar a Cidade nas Olimpíadas do Conhecimento em Defesa Civil, que este ano ocorre em outubro, no município de Cubatão. Para representar Praia Grande no evento será feita uma disputa inicial entre as escolas do Município onde apenas uma será escolhida.

Três alunos desta escola representarão o Município nesta disputa regional, que abrange nove municípios. Participarão apenas os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

No ‘Defesa Civil nas Escolas’ os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental aprendem sobre assuntos de ações preventivas sobre a importância da água no Planeta, cuidados com raios e tempestades, cuidados com o meio ambiente, dentre outros.

O Coordenador da Defesa Civil de Praia Grande, Luciano Gomes Souza, acredita que com o projeto as crianças serão propagadoras do papel da Defesa Civil no Município.

Para a diretora da unidade escolar, Cristina Carla Baptista Sequin, o projeto é inovador e bastante lúdico. “Agora que o projeto foi apresentado aos alunos, nós vamos montar ações para motivá-los a participarem das Olimpíadas do Conhecimento em Defesa Civil. Acreditamos muito no potencial dos alunos da rede municipal, muita dessas informações eles já têm e cabe à escola aproveitar o que eles recebem da mídia para direcioná-los ao caminho correto”.

De acordo com a idealizadora do projeto, a técnica da Coordenadoria de Defesa Civil de Praia Grande, Patrícia Fernocchio, com o projeto, a Administração Municipal vai formar cidadãos mais conscientes de seu papel. “Por meio deste projeto, contribuiremos para a formação de uma consciência mais cautelosa sobre nosso Planeta. Estamos realizando um trabalho de formiguinha e deixando uma mensagem positiva. Ficamos felizes por deixar essa mensagem sobre prevenção aos alunos da rede municipal de ensino”.

Preparação - A estudante, Maria Eduarda de Araújo Souza, estava muito atenta aos novos conhecimentos sobre Defesa Civil. Para ela a Defesa Civil é representada pela proteção, resgate e prevenção. A menina disse que realiza várias ações que foram explicadas durante a palestra como não jogar lixo na rua e separar o material reciclável para coleta seletiva. Ela quer ser um dos alunos que vai representar Praia Grande nas Olimpíadas do Conhecimento em Defesa Civil e já esta planejando seus estudos. “Vou estudar bastante e conto com ajuda de meus pais, para ser uma das representantes de Praia Grande”.

O estudante Gustavo de Souza Carlos também pretende representar Praia Grande nas Olimpíadas. O menino disse que prestou bastante atenção na palestra e vai estudar muito para participar das Olimpíadas.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.