Idosos superam limites e recebem certificado de curso de informática

Desde 2008, o Projeto Melhor Idade Online já formou mais de 700 pessoas

Por Luciano Agemiro | 1/7/2015

Cerca de 80 pessoas receberam, nesta terça-feira (30), o certificado de conclusão do curso de informática Melhor Idade Online, promovido em parceria pela Secretaria de Promoção Social (Sepros) com o Fundo Social de Solidariedade (FSS) do Município. Os alunos, todos com mais de 50 anos, toparam encarar um desafio que, para muitos, era impossível: operar um computador. O sorriso no rosto de cada um mostra que esse problema ficou no passado.

Internet, e-mail, Facebook, Word, Excel e muitas outras tarefas são comuns para boa parte das crianças, jovens e adultos de hoje. Eles nasceram em um mundo onde a tecnologia já existia e não há dificuldade de adaptação para eles. Mas tem uma turma que se formou no ensino médio sem a ajuda dos sites de busca e os trabalhos da escola eram feitos a mão ou em máquina de escrever.

Esses idosos tiveram que se adaptar. Alguns têm mais resistência, mas outros resolveram encarar a realidade e participaram das aulas de informáticas promovidas na unidade Néa Cordovil Borges de Souza, do Programa Conviver, no Bairro Boqueirão. Aos poucos, cada um desses alunos deixou para trás o receio e encarou o desafio.

A aposentada Claudia Lovecchio, de 73 anos, sempre viu as filhas e netas mexendo no computador em casa, mas achava que ia demorar muito para aprender a mexer naquilo. “Sou do tempo do lápis e papel, mas estou aprendendo devagarzinho. O que eu estou curtindo é o Facebook. Tenho filhos que moram fora e agora consigo contato fácil com eles. Comprei até um celular para usar os aplicativos”.

Para quem ainda tem medo de operar um computador, Claudia dá um conselho. “Acho que as pessoas precisam tentar, ver, fazer. Não é um bicho de sete cabeça, é uma coisa muito boa”.
Colega de curso, Ernani Pessoa Claudino, de 81 anos, tem computadores na empresa em que trabalha, mas nunca havia arriscado usar um. Dono de um escritório de administração de condomínios, disse que se surpreendeu com as aulas, pois não é difícil. “Quero dar parabéns a essa cidade que oferece oportunidade aos mais velhos. Tenho um filho que é engenheiro eletrônico e aprovou o pai internauta”.

Elogiados por todos os alunos por causa da paciência e dedicação, com direito até a presentinhos de despedida, os professores são jovens estagiários que dividem um pouco da experiência com os idosos.

Um deles é Lucas Estevam Duarte Jr, que frequenta o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, mas se transforma em professor do Melhor Idade Online. “A única coisa que diferencia esses alunos é o fato de que precisam de mais atenção, pois estão conhecendo algo novo. O conteúdo que passo em uma aula reviso na próxima, para o caso de eles terem esquecido o que aprenderam”.

Segundo a diretora da unidade, Solange Donizetti de Carvalho, a interação social que acontece entre essas pessoas, conhecendo mais pessoas, se sentindo em um mundo novo é o mais gratificante. “É quando descobrem que são capazes de desvendar uma nova tecnologia, acompanhar o raciocínio e concluir um curso onde têm acesso a todo o conhecimento que o mundo online pode ofertar para as pessoas.”

A presidente do FSS, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, participou da entrega dos certificados e parabenizou a disposição dos idosos e agradeceu a participação deles nas atividades propostas pelo Município. “De nada adianta implantarmos um projeto para dar novas oportunidades, se não tivermos pessoas com vontade de participar. E vocês têm mostrado isso, o que nos dá muito orgulho”.

Desde que iniciaram as atividades, o Melhor Idade Online já formou mais de 700 alunos. Durante o curso, os alunos aprendem a ligar o computador, salvar arquivos em pastas, utilizar a internet para enviar e receber e-mails, além da utilização de redes sociais.

Inscrições - Uma nova turma terá aulas neste segundo semestre e foram disponibilizadas mais de 100 vagas, em vários horários e dias da semana. As inscrições serão feitas na quinta-feira (16), a partir das 13h. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada e para se candidatar a uma delas é preciso levar original e cópia de um comprovante de residência, RG e uma foto 3×4. Apenas moradores de Praia Grande podem participar.

A unidade fica na Avenida Presidente Castelo Branco, altura da Rua Pernambuco, no Bairro Boqueirão. O telefone de contato é 3496-5060.

Atendimento - Quando o assunto é a Melhor Idade, Praia Grande é uma das cidades referência no atendimento. Desde 2009, entre todos os municípios do Estado de São Paulo com mais de 200 mil habitantes, Praia Grande está em primeiro lugar no Índice Futuridade, que mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios. Uma das principais ações para se alcançar este feito foi a criação do Programa Conviver, há mais de 20 anos.

Atualmente são quatro unidades, nos bairros Boqueirão, Caiçara, Ocian e Guilhermina, onde são oferecidos entretenimento e atividade física. Mais de 7 mil pessoas já se inscreveram no Conviver. O programa será ampliado e outras unidades serão inauguradas já a partir deste ano, dentro do plano de crescimento municipal Avança PG, dentro do eixo Cidade Solidária.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.