Avenida Marginal recebe trecho piloto com nova iluminação pública

Projeto piloto está instalado na Avenida Min. Marcos Freire, no Bairro Anhanguera

Por Jaqueline de Marco | 27/7/2015

A Avenida Ministro Marcos Freire, na altura do Viaduto Roberto Shoji (VD 06), no Bairro Anhanguera, recebeu no mês de julho projeto piloto da nova iluminação que será instalada nas duas vias marginais da Via Expressa Sul. A previsão é que até o final do mês de agosto seja finalizado o processo licitatório do trabalho e, na sequência, a ação será realizada em toda extensão marginais, que inclui também a Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas. A nova iluminação faz parte do plano de metas Avança PG, dentro do eixo Cidade Segura, que prevê ações para diversas áreas no triênio 2014-2016.

A Secretaria de Serviços Urbanos de Praia Grande (Sesurb) instalou quatro novos postes, que reforçam a iluminação da via com 4 luminárias para lâmpadas vapor metálico (luz branca) de 400W. A nova iluminação passará por avaliações técnicas e, caso seja considerada adequada para o trecho, o restante da Avenida Ministro Marcos Freire e da Dr. Roberto de Almeida Vinhas receberão o mesmo sistema.

Entre as ações de iluminação estão a eliminação de mais de 300 pontos escuros, a substituição de 6 mil lâmpadas de 100 watts por 150 watts em vias públicas, revitalização da iluminação pública do calçadão e colocação de iluminação na faixa de areia da praia, Via Expressa Sul, Marginais e Avenida Ayrton Senna e na Curva do S até o viaduto do Samambaia.

De acordo com a chefe do Departamento de Manutenção da Secretaria de Serviços Urbanos, Soraia Milan, os trabalhos já estão em andamento, seguindo hierarquia do sistema viário. “Além das ações que estão sendo realizadas na Marginal da Via Expressa Sul, as Avenidas Ayrton Senna e a Presidente Castelo Branco também estão recebendo o reforço. Além disso, até agora 365 pontos escuros já foram eliminados em diversos bairros da Cidade e mais de 7 mil metros de extensão de rede de energia para iluminação já foram concluídas com postes, fios, luminária e lâmpadas”.

Soraia Milan destacou ainda que o tipo de iluminação que está sendo instalada no local é muito eficiente. “Este modelo de iluminação tem grande fluxo luminoso, alta eficiência, emite luz clara e branca, realçando o colorido natural do local. Além disso, produz muita luz e pouco calor e sua vida útil é alta", afirmou.

Avança PG - Lançado no final de 2013 pela Prefeitura de Praia Grande, o Programa Avança PG é um conjunto de ações programadas para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes eixos de atuação, de acordo com os setores do Município. Pacote de serviços de iluminação pública pertence ao eixo “Cidade Segura”, que propõe metas para aumentar a segurança no município.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.