Cemitério Municipal tem programação especial em celebração ao Dia de Finados

Solenidade ocorre no dia 2 de novembro

Por Sílvia Carvalho | 26/10/2015

Na próxima segunda-feira (02), o Cemitério Municipal denominado ‘Morada da Grande Planície’, no Bairro Antártica, terá uma programação especial em celebração do Dia de Finados. No feriado, o local recebe aproximadamente 15 mil pessoas.

A programação foi definida na sexta-feira (23) entre representantes de entidades religiosas e integrantes da Divisão de Religião da Subsecretaria de Ações e Cidadania em parceira com a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb). Cada entidade terá um horário determinado para realizar sua celebração.

O objetivo da Administração Municipal é atender de forma igualitária todas as instituições religiosas e essa é a terceira vez que a programação especial é realizada.
O subsecretário de Ações de Cidadania, Claudino Pacheco Filho, o Tico, conduziu a reunião com o objetivo de apresentar a estrutura oferecida a entidades participantes.
“Esse é o terceiro ano que reunimos as entidades religiosas para mostrar a estrutura que a Administração disponibilizada a todas, na celebração de Finados, com isso cada entidade pode receber seus adeptos com mais comodidade.”

Estiveram no encontro representando os Católicos, Moisés Gomes; Evangélicos, Pastor Valmir dos Santos Pereira e pelas Matrizes Africanas, o Babalorixá Gladston Ti Èrìnlè.

Melhorias - O Cemitério Municipal Morada da Grande Planície está sendo preparando pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) para receber os visitantes durante o Dia de Finados. O equipamento está recebendo paisagismo, com ampliação de sua área verde, pintura e reparos em geral. Durante esta semana serão iniciadas ações de limpeza com raspagem de areia das sarjetas e varrições.

O local recebeu limpeza geral, pintura do prédio da parte administrativa, das duas entradas principais da igreja, muros no entorno e corredores. As guias também receberam pintura e o gramado dos canteiros está sendo aparado.

Dentro da reformulação do espaço está também a construção de uma nova ala, com carneiros (gavetas) e ossuários (após exumação). E nos últimos meses, o cemitério também recebeu a troca do piso Copacabana por pavimentação asfáltica nas ruas e alamedas e reforma dos espaços onde ocorrem os velórios.

O cemitério fica na Avenida Ministro Marcos Freire, 3.377, no Bairro Antártica. O horário de funcionamento no local é das 7 às 17 horas.

Programação - Confira a programação de celebrações religiosas programadas para o Dia dos Finados no Cemitério Municipal Morada da Grande Planície:

8 horas- Missa (Paróquia Santo Antônio)
10 horas- Culto Evangélico
12 horas- Missa (Paróquia Nossa Senhora Aparecida)
14 horas- Culto Evangélico
16 horas- Missa – (Paróquia Nossa Senhora das Graças)
17 horas- Culto as Matrizes Africanas

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.