Pavimentação do Esmeralda é entregue

Para acompanhar o crescimento populacional, Administração Municipal desenvolve diversas ações no Bairro

Por Paola Vieira | 6/11/2015

Com mais de 11 mil moradores, o Bairro Esmeralda não cresce somente em sua população, mas também em infraestrutura. Com escolas municipais, unidades de saúde e diversos projetos da Administração Municipal, os moradores comemoram a transformação. Nesta quinta-feira (05), a terceira etapa da pavimentação foi entregue oficialmente pelo prefeito Alberto Mourão. Em setembro foram entregues as etapas 1 e 2.

A Secretaria de Obras Públicas (Seop) realizou a instalação de guias, sarjetas, rede de drenagem e pavimentação asfáltica de trechos de ruas e avenidas do bairro. Neste projeto serão urbanizados, no total, cerca de 17 km de ruas, divididos em 6 etapas.

Segundo o prefeito de Praia Grande, os benefícios da urbanização das vias não se restringem apenas aos trabalhos na área de obra. “Significa melhoria na qualidade de vida em todos os aspectos. Na área da saúde, por exemplo, as crianças têm um local mais adequado para brincar, menos sujeitas a doenças de pele; a acessibilidade, em que os ônibus, ambulância e veículos terão melhores condições de trafegarem”.

Moradora do bairro há 15 anos, Guilhermina Alexandrino dos Santos, disse que a pavimentação foi muito aguardada pela comunidade. “Lembro-me que logo que chegamos para morar no bairro era só lama e os carros quebravam quando passavam nos buracos. Nunca perdemos a esperança de ter asfalto na porta de casa, mas ver esse sonho realizado é muito bom”.

O Esmeralda está inserido na popularmente conhecida região do Trevo, composta também pelos bairros Samambaia, Ribeirópolis e Melvi, que juntos somam mais de 44 mil moradores, de acordo com o senso 2010.

A infraeestrutura contempla, entre outros, 16 escolas municipais, quatro Unidades de Saúde da Família (Usafa), uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um ginásio poliesportivo, um Porto do Saber, um Programa de Integração e Cidadania (PIC), um Centro de Apoio à Família do Educando (CAFE), um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Para acompanhar o crescimento, além de ter como meta entregar 99% das ruas abertas pavimentadas, o prefeito ainda tem projetos específicos para a região.

“Além de continuar com esse trabalho de pavimentação do Esmeralda, ainda vamos fazer, no início do ano que vem, a reestruturação da avenida do Cidadão, que será passagem de apoio ao BRT (Bus Rapid Transit); começaremos as obras do Centro de Iniciação Esportiva (Ribeirópolis), a entrega de uma Academia de Saúde (próximo ao Esmeralda) e de uma Unidade de Saúde (Esmeralda), devemos entregar outra unidade de ensino municipal, vamos inaugurar também o Conviver Esmeralda, além da melhoria na iluminação que está sendo realizada”, disse o prefeito.