‘Zumbis’ do PIC Vila Alice empolgam público durante mostra cultural

Apresentação de dança homenageou o cantor Michael Jackson

Por Luciano Agemiro | 19/11/2015

Cerca de 300 pessoas se dividiram em 18 apresentações culturais do espetáculo apresentado pela unidade Vila Alice do Programa de Integração e Cidadania (PIC). O evento, realizado nesta quinta-feira (18), no Palácio das Artes, homenageou personalidades famosas, artistas nacionais e internacionais que conquistaram um lugar no coração dos brasileiros. Teve emoção, diversão e muita alegria.

Logo na abertura do show, Ayrton Senna foi homenageado pelas crianças da ginástica artística. No palco, os alunos simularam um carro de corrida, com direito a um piloto mirim, usando o capacete semelhante ao do ídolo brasileiro.

O rei Roberto Carlos também teve seu momento de glória. Duas de suas músicas foram apresentadas por um saxofonista: “Emoções” e “Detalhes” fizeram o público cantar. Teve ainda apresentações de dança do ventre, dança cigana, balé infantil e violão, que homenagearam artistas como a colombiana Shakira, o cantor e compositor brasileiro, Luiz Gonzaga e o ator Charlie Chaplin.

De repente, escuridão no teatro. Luzes vermelhas se acenderam no palco e a fumaça tomou conta do espaço. Foi o clima criado para que os ‘zumbis’ saíssem do meio do público para apresentarem a coreografia da música Thriller, de Michael Jackson. Depois do “susto”, a plateia vibrou com o espetáculo.

“É comum a gente se pegar cantando determinadas músicas, ou lembrando de alguns artista, porque eles fizeram parte de algum momento da nossa vida. Queria homenagear estes artistas e permitir que os professores tivessem liberdade para criar suas apresentações e foi isso que aconteceu”, resumiu a diretora do Pic Vila Alice, Almerita Barbosa.

Há cerca de um ano dirigindo a unidade, esta foi a primeira mostra cultural coordenada pela diretora. “Estou muito feliz, a apresentação superou as minhas expectativas e quero agradecer muito ao empenho dos nossos alunos, professores, que se dedicaram. Valeu a pena”.

Homenagem – O mestre de caratê, Milton Asada, ganhou uma homenagem especial. Trabalhando nos programas sociais de Praia Grande, o sensei foi o responsável por ensinar a arte marcial para centenas de alunos ao longo dos 12 anos do Programa PIC/Cafe. Um problema de saúde o afastou das aulas, mas hoje vê seus “pupilos” continuarem o seu legado. “Me surpreendeu bastante essa homenagem. Procuro sempre estar próximo dos meus ex-alunos para transmitir conhecimento. É um bonito trabalho esse realizado aqui em Praia Grande, estão todos de parabéns”.

A apresentação de caratê contou com a aparticipação de um jovem atleta cadeirante, que, apesar das limitações, repetia os movimentos de todo o restante do grupo.

Para a secretária de Promoção Social, Gisele Domingues, foi uma apresentação maravilhosa. “Nesse momento, as famílias dos nossos alunos se aproximam mais. Sentem-se parte dessa festa e podem conferir o trabalho realizado na unidade. Isso permite uma integração dessa comunidade, que é justamente a proposta do Programa”.

Mostras Culturais - As unidades do PIC e do Cafe proporcionam aulas de diversas modalidades diferentes aos moradores do Município. São opções esportivas, culturais e artesanais. Uma vez por ano, esses alunos apresentam um pouco do que aprenderam nas Mostras Culturais. Até o dia 2 de dezembro, outras unidades também se apresentarão no Palácio das Artes.

Serviços - Inaugurado oficialmente em 2004 pela Secretaria de Promoção Social (Sepros) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande (FSS), o Programa de Integração e Cidadania (PIC) conta com cinco unidades, localizadas nos bairros Melvi, Anhanguera (Vila Alice), Vila Sônia, Quietude e Real. Antes um programa piloto, o PIC passou por uma série de adaptações e hoje oferece cursos de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas, para participantes de todas as idades. É um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar.

Cafe - As unidades do Centro de Apoio à Família do Educando, os Cafes, foram criadas para promover a integração dos alunos da rede municipal com seus familiares. O espaço é voltado ao desenvolvimento de atividades culturais, esportivas e de lazer. O programa também oferece cursos gratuitos profissionalizantes e de geração de renda. O Cafe Sítio do Campo fica na Rua Teodósio de Augustinis, s/nº, no Bairro Sítio do Campo. O telefone de contato é 3596-6438.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.