‘Circo’ é tema da mostra do PIC Quietude

Apresentação dos alunos da unidade foi nesta quinta-feira (19)

Por Luciano Agemiro | 20/11/2015

O Circo foi o tema inspirador da Mostra Cultural da unidade Quietude do Programa de Integraçaõ e Cidadania (PIC), realizada na quinta-feira (19), no Palácio das Artes, em Praia Grande. Cerca de 100 alunos participaram das 11 atrações. O espetáculo contou com apresentações solo e também em grupo.

Entre as atrações, os alunos do curso de violão, tocando o clássico “A Bailarina”, que teve a participação de uma bailarina no palco. Em seguida, a dança tomou conta do espetáculo, com as apresentações de stiletto, zumba e jazz.

A turma de dança contemporânea chamou a atenção dos convidados com uma coreografia inspirada em felinos, onde um dos figurinos imitava um tigre. As crianças, claro, arrancaram suspiros das mamães na plateia, abusando das cores no figurino.

Na apresentação de dança de rua, os participantes saíram do palco para interagir com o público. A última atração da noite foi inspirada no Cirque du Soleil, com o tema Alegria, e reuniu todos os integrantes das performances anteriores.

A Mostra Cultuiral do PIC Quietude ainda contou com a apresentação dos alunos do caratê e de uma cantora solo. Também teve homenagens aos professores e aos alunos do Telecentro, laboratório de informática instalado na unidade.

Segundo a diretora, Sueli Dantas, a alegria é o sentimento que mais representa o PIC Quietude. “Lá somos muito felizes. Este show saiu melhor do que eu esperava. Quero agradecer muito a participação das nossas voluntárias, que tanto ajudaram a realizar essa apresentação”.

A coordenadora dos PICs e Cafes, Denize Pontes, também gostou do show e destacou a participação dos familiares que foram assistir aos alunos. “É um público muito fiel. Eles sempre enchem o teatro, fotografam seus filhos, registram este momento especial”.

Mostras Culturais - As unidades do PIC e do Cafe proporcionam aulas de diversas modalidades diferentes aos moradores do Município. São opções esportivas, culturais e artesanais. Uma vez por ano esses alunos apresentam um pouco do que aprenderam nas Mostras Culturais. Até o dia 2 de dezembro, outras unidades também se apresentarão no Palácio das Artes.

Serviços - Inaugurado oficialmente em 2004 pela Secretaria de Promoção Social (Sepros) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande (FSS), o Programa de Integração e Cidadania (PIC) conta com cinco unidades, localizadas nos bairros Melvi, Anhanguera (Vila Alice), Vila Sônia, Quietude e Real. Antes um programa piloto, o PIC passou por uma série de adaptações e hoje oferece cursos de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas, para participantes de todas as idades. É um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar.

Cafe - As unidades do Centro de Apoio à Família do Educando, os Cafes, foram criadas para promover a integração dos alunos da rede municipal com seus familiares. O espaço é voltado ao desenvolvimento de atividades culturais, esportivas e de lazer. O programa também oferece cursos gratuitos profissionalizantes e de geração de renda.