PIC Melvi é o campeão do II Interpic’s de Tênis de Mesa

A unidade foi vencedora unânime do torneio, realizado na sexta-feira (11)

14/12/2015

Por Liliane Souza, sob supervisão de Ludmila Pilipavicius (Mtb 29.204)

A interação entre diferentes programas sociais da Cidade deu lugar a mais uma edição do torneio Interpic’s de Tênis de Mesa. Mais do que competir, os 200 alunos participantes puderam vivenciar a experiência de estar em um ginásio e ampliar os conhecimentos na modalidade. A competição foi realizada na sexta-feira (11), no Ginásio Sítio do Campo.

Fizeram parte do torneio as unidades do Programa de Integração e Cidadania (PIC) Melvi, Vila Sônia e Real, além do Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe) Sítio do Campo e Vila Sônia.

O PIC Melvi venceu as quatro categorias e, no resultado final, teve a maior pontuação da competição, com 1.137 pontos. Em 2º lugar apareceu a unidade do Bairro Real, com 273 pontos e, na terceira posição, ficou o Cafe Vila Sônia, com 53 pontos. Os três colocados foram premiados com o troféu eficiência.

A competição foi divida em grupos e, ao total, nove mesas estiveram dispostas para receber os jogadores. No período da manhã, competiram os atletas do rating C e D e, à tarde, foi a vez do rating A e B participar das disputas. A faixa etária dos participantes variou dos 8 até os mais de 70 anos. O nível técnico de cada um é o fator que determina a composição dos grupos e, por esse motivo, a idade evidencia-se apenas como número, afinal, jovens e idosos jogam de igual para igual.

O Técnico Pedagógico Desportivo de Tênis de Mesa da Secretaria de Promoção Social, Arnaldo Bispo dos Santos Júnior, explicou que uma das maiores característica do torneio é a interação entre os alunos. “É bom realmente para a integração deles, para sair daquele ambiente que estão toda semana e conhecer um mundo um pouco mais diferente”.

A representante da Secretaria de Promoção Social, Flávia Fernanda Viana, ressaltou a importância do evento para que os alunos possam testar os conhecimentos sobre a modalidade. “Aqui eles sentem como realmente está o nível da cada um e como é que eles vão conseguir se desempenhar durante um momento de competição, que, apesar de não ser o objetivo principal, é um meio para que eles se motivem a participar”.

Marcelo Bastos Fernandes, Técnico Pedagógico Desportivo de Tênis de Mesa pelas Secretarias de Esporte (SEEL) e Educação (Seduc), contou que o evento é fundamental para incentivar a prática da modalidade. “Para mim, é importante para identificar alguns talentos e aproveitar para a equipe da Cidade”.

O aposentado Wilson Leão da Silva, de 76 anos, contou que faz parte do PIC Real há aproximadamente oito meses e, desde então, participa da modalidade. “É muito prazeroso jogar tênis de mesa, principalmente com a mocidade muito mais jovem que eu. Eu acho que nós damos um exemplo para eles”.

Da mesma unidade, a professora aposentada Vera Maria Batistini, de 68 anos, elogiou as atividades do PIC e lembrou o quanto a prática esportiva faz bem para a saúde. “É um lugar saudável, você sai de casa, convive, interage com as pessoas, inclusive de faixa etária diferente, com a molecadinha. Isso é revitalizante. O PIC foi um achado, um espetáculo”.

João Pedro de Menezes, de 15 anos, estava representando o Cafe Vila Sônia, unidade na qual participa há quase um ano. Ele contou que estava nervoso, mas mostrou-se confiante, afinal, já conhecia o esporte. Karina Namie Yamamoto Cardoso, de 14 anos, que faz parte do PIC Real, avaliou como positiva a interação com os jogadores das outras unidades. “É bom jogar com pessoas diferentes, você ganha mais agilidade. Dá para fazer várias amizades, rivalidade só na hora do jogo”.

Serviços – O Programa de Integração e Cidadania (PIC) conta com cinco unidades, localizadas nos bairros Melvi, Anhanguera (Vila Alice), Vila Sônia, Quietude e Real. O PIC oferece cursos de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas, para participantes de todas as idades.

As unidades do Centro de Apoio à Família do Educando, os Cafes, foram criadas para promover a integração dos alunos da rede municipal com seus familiares. O espaço é voltado ao desenvolvimento de atividades culturais, esportivas e de lazer. O programa também oferece cursos gratuitos profissionalizantes e de geração de renda.

Saiba quem foram os vencedores:

Rating A: Eliel Santos – PIC Melvi
Rating B: Eduardo Tomaz – PIC Melvi
Rating C: Cristian Silva – PIC Melvi
Rating D: Matheus Araújo – PIC Melvi

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.