Três mil pessoas marcam presença no 1º Passeio Ciclístico TV Tribuna

Participação do público superou a expectativa dos organizadores

Por Daniel Elias | 17/1/2016

A primeira edição do Passeio Ciclístico TV Tribuna superou as expectativas. Realizado neste domingo (17), o evento teve um número de participantes três vezes maior do que o esperado. Os organizadores contavam com a presença de mil ciclistas, entretanto, a manhã ensolarada, levou 2,5 mil pessoas a percorrerem de bicicleta o trajeto de seis quilômetros. Outros 500 moradores e turistas prestigiaram o evento, de patins, patinete e até mesmo como pedestre, e abrilhantaram a atividade.

As surpresas começaram com a chegada dos ciclistas ao ponto de concentração. O relógio ainda não marcava 8 horas da manhã e os primeiros participantes já estavam em frente ao Conviver Boqueirão, 30 minutos antes do horário previsto, à espera da largada. Aos poucos, o local ficou tomado de crianças, jovens e adultos de todas as idades que aproveitavam o tempo extra para registrar a participação em fotografias e selfies.

Durante todo o evento a alegria e a descontração foram marcas características entre os ciclistas. Sozinhos ou em grupos de amigos ou familiares, os apaixonados pelo esporte do pedal e das duas rodas estampavam no rosto a felicidade em participar do Passeio Ciclístico TV Tribuna. Caso do estudante Gabriel Gomes da Silva, 12 anos. “Sempre que posso dou uma volta perto de casa ou nas ciclovias. Quando soube do evento, fiz questão de participar”, afirmou.

Assim que largaram, os ciclistas seguiram pela Avenida Presidente Castelo Branco até a Rua Gaspar Viana, no Bairro Canto do Forte. Depois, os participantes entraram na Avenida Marechal Mallet e foram em direção à Rua Paris. Nesta última, percorreram a via até chegar na orla da praia e, por fim, retornarem ao ponto de concentração em frente ao Conviver Boqueirão.

Após percorrerem seis quilômetros de bicicleta durante uma hora, aproximadamente, os participantes foram presenteados com apresentação da Escola de Dança Anderson Fernandes (EDAF) e da banda Salt & Soul, que mostrou um repertório variado. “Essa noite mal dormi direito ansiosa para vir ao evento. Tanto que trouxe o meu neto (Cláudio Cavalcante Piaggi) para incentivá-lo à prática esportiva”, disse a podóloga, Elza Santos de Lima.

Festividade - Organizado pela TV Tribuna, com apoio da Prefeitura de Praia Grande e da Liga Santista de Ciclistas e Associação Brasileira de Ciclismo, o 1º Passeio Ciclístico abriu as comemorações do 49º aniversário de emancipação político-administrativa da Cidade. Até 4 de fevereiro, uma série de atividades marca as festividades, entre elas, Solenidade Cívica, Festival de Esporte Radicais, shows musicais e inaugurações de academias de saúde, Ecoponto e unidades de ensino municipal.

Presente no Passeio Ciclístico TV Tribuna, a vice-prefeita e secretária de Governo, Maura Lígia Costa Russo, ficou satisfeita com o resultado alcançado na primeira edição do evento. “Fomos agraciados em todos os sentidos. Desde o sol, que apareceu após quase 10 dias de chuvas, e também pela participação dos moradores e turistas que entenderam a nossa proposta, fizeram a inscrição e hoje estão aqui”.

Segundo Maura Lígia, outra questão que contribuiu para o sucesso do evento diz respeito à quantidade de ciclovias existentes na Cidade. Atualmente, Praia Grande conta com 80 quilômetros de vias exclusivas para o uso de bicicletas. “Para a primeira edição, o Passeio superou as expectativas. Para uma próxima edição, podemos estudar o aumento do percurso ou até mesmo do número de pessoas com o intuito de promover um momento de lazer e descontração ainda melhor”, destacou.