Praia Grande intensifica fiscalização de estacionamento irregular de caminhões

Proprietários dos veículos precisam possuir local adequado para estacionamento

Por Jaqueline de Marco | 1/2/2016

A Secretaria de Trânsito de Praia Grande (Setran) está intensificando a fiscalização de caminhões estacionados em vias públicas da Cidade. Quando sinalizada a proibição, veículos deste porte não podem estacionar em determinadas vias do Município. Denúncias sobre essa situação podem ser feitas através da linha gratuita e 24 horas da Setran, o 0800-7720194.

Somente de janeiro a dezembro de 2015, 168 autuações foram realizadas pelo setor sobre estacionamento irregular de caminhões na Cidade. E a ação segue preceitos do plano de metas Avança PG, programa que atende o triênio 2014-2016, dentro do eixo Cidade Segura.

De acordo com o Secretário de Trânsito, Marcelo Prado, os caminhões, quando estacionados em locais irregulares, podem causar acidentes de trânsito, em razão da falta de visibilidade para outros condutores e pedestres, por isso a sua fiscalização é essencial. Além disso, ainda segundo Prado, a ação ainda garante mais segurança à vizinhança dos arredores. “Estes veículos estacionados, algumas vezes, ainda podem ser transformados em abrigo e esconderijo para pessoas mal-intencionadas”.

Marcelo Prado ainda explicou que Praia Grande está realizando estudos para implantar na Cidade Zonas de Restrição e Monitoradas para esse tipo de veículos. “Serão áreas do Município com restrição ao trânsito de caminhões, por serem vias de grande fluxo de veículos ou pela grande concentração de comércio e serviços”.

Atualmente, Praia Grande conta com aproximadamente 3.600 caminhões emplacados na Cidade. “Mas o que notamos durante as fiscalizações é que muitos dos veículos que são encontrados estacionados irregularmente nas vias constam com placas de outros municípios de São Paulo e até de outros estados”, explicou Prado.

E a Secretaria Municipal de Transporte (Setransp) está realizando estudos para elaborar lei que especifique que todos os transportadores de carga ou pessoas, que pretendam se estabelecer no Município devam atender uma série de requisitos, como o de zoneamento, e estar com a edificação regularizada perante a Prefeitura para a atividade que se destina, que deverá incluir local para guardar o veículo.

Segundo o artigo 181 do CTB, inciso IV, estacionar em desacordo com as posições estabelecidas pelo Código, configura-se em infração média, rendendo 4 pontos na carteira de habilitação ao condutor, remoção do veículo e multa.

Vias importantes de comércio e de tráfego de veículos têm horários específicos para carga e descarga. Todos os dias, das 6 às 10 horas, é permitida a parada de caminhões nas Avenidas Presidente Costa e Silva, no Bairro Boqueirão; Avenida do Sindicato, Bairro Mirim; e Avenida Presidente Castelo Branco, entre os bairros Canto do Forte e Solemar.

Além disso, alguns veículos de serviços especiais são autorizados a trafegar e realizar a parada em locais públicos de acordo com a lei 1157/2002. São eles: transporte de carga e descarga de bens e valores bancários, transporte de combustíveis, inclusive gás liquefeito de petróleo – GLP, de coleta de lixo, manutenção de emergência em residências e via pública, em rede elétrica telefônica, pluvial, sanitária e de abastecimento e água, de socorro, mudança residencial, caminhão-betoneira e transporte de caçamba.

Avança PG – No programa, o plano de ação foi distribuído por dez eixos, subdivididos de acordo com os setores do Município. E para facilitar o atendimento às demandas urgentes, o Avança PG foi dividido nos seguintes eixos: Cidade Educação, Cidade Feliz, Cidade Solidária, Cidade Saúde, Cidade Limpa, Cidade Integrada, Cidade Segura, Cidade Gestão, Cidade Vida e Cidade Progresso.

Dentro das ações previstas para a área de trânsito, o Avança PG prevê, além da busca pela excelência no desenvolvimento das ações de operação, fiscalização e educação de trânsito; implantação de equipamentos eletrônicos de controle de velocidade em áreas de risco, além de promoção do exercício da cidadania em prol de um comportamento coletivo mais seguro, respeitoso e não agressivo.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.