Famílias recebem chaves de unidades do Conjunto Imperador

Entrega aconteceu nesta sexta-feira (01). Foram beneficiadas 16 famílias

Por João Carlos Miranda | 1/4/2016

A Prefeitura de Praia Grande entregou na sexta-feira, dia 01, mais 16 unidades habitacionais do Conjunto Imperador, localizado no bairro Melvi. Os blocos entregues foram o 6 (Rua Olhete nº 351) e 12 ( Rua Pargo Rosa, nº 350). Como explicou o titular da Secretaria de Habitação (Sehab) Alexander Ramos, a seleção dos beneficiados foi criteriosa: “Como na entrega anterior (as primeiras 16 unidades foram entregues em 23 de março), estamos priorizando atender às situações mais graves. Estas unidades, em sua maioria, foram escolhidas por famílias que residiam irregularmente no loteamento Caieiras (Bairro Tupiry), em submoradias construídas em áreas públicas ou de preservação ambiental, sendo que algumas não tinham mínimas condições de habitabilidade. A nova casa resgata a qualidade de vida dessas famílias, oferecendo uma melhor infraestrutura, além da segurança da posse real e documentada de seus imóveis”, ressaltou o titular da Sehab.

Nesta primeira etapa está prevista a entrega de 96 residências (o conjunto terá, no total, 200 unidades habitacionais), das quais 36 já estão em posse das famílias. “Mas os trabalhos no conjunto continuam. Além da finalização das demais unidades, também estamos trabalhando o paisagismo, com a colocação de gramíneas e arbustos nos jardins. Além disso, as vias internas do conjunto estão sendo revestidas”, explicou a Diretora da Divisão de Obras de Habitação Isabela Bevevino.

Jucilene Bispo dos Santos, que tem 4 filhos, comemorou muito quando recebeu as chaves de sua unidade: “Graças a Deus. A ansiedade era muito grande. Comemorei muito já quando entregaram as primeiras. Só de ver a alegria do povo já me fazia ficar com o coração batendo rápido, pensando quando seria a minha vez. Imagina agora como me sinto: estou com as chaves de minha casa. Só posso agradecer. Estou muito feliz”.

Além da entrega das unidades, a Prefeitura está auxiliando famílias no transporte de seus pertences, fazendo semanalmente, em média, 16 mudanças. O objetivo é dar toda assistência aos novos moradores. “Nossas ações estão centradas no processo de transferências de escola das crianças, da inscrição na unidade de saúde e na adaptação como um todo, para que as famílias tenham sua rotina minimamente alterada. Inclusive estamos em contato constante, auxiliando nas questões que envolvem o dia a dia no conjunto”, disse o chefe da Divisão de Programas e Projetos Habitacionais da Sehab, Severino Amaro.

Para a nova moradora do conjunto, Rosangela Cristina da Silva, a maior satisfação ao receber as chaves de sua nova casa foi ter a certeza da propriedade do imóvel. “É minha. Está documentada. Isso é muito importante. Traz uma segurança muito grande saber que ninguém vai me tirar daqui. E também que meus filhos não ficarão desamparados, sem um lugar pra ficar, quando eu me for. E agora é trabalhar para melhorar minha casa. Pensar sempre em frente, né?!”, disse sorridente.

Cada apartamento do Conjunto Imperador tem 47 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, além de uma vaga na garagem por imóvel. As 96 unidades a serem entregues nesta etapa estão distribuídas em 12 blocos, localizados na quadra 160 do loteamento Imperador, bairro Melvi. A obra faz parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal). Por se tratar de financiamento realizado pelo programa Minha Casa, Minha Vida, os beneficiados contarão com subsídios pagos pelo Governo Federal. Os moradores terão 120 meses (10 anos) para quitar o apartamento. Já o valor das parcelas vai ser de R$ 78,00, atualizado anualmente.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.