Jogos da Maturidade tem dança de salão

Competição envolve atletas com mais de 60 anos

Por Fabricio Tinêo | 18/5/2016

Nesta quinta-feira (19), a partir das 17 horas, no Palácio das Artes (Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, Bairro Boqueirão), ocorre o Torneio de Dança de Salão dos 3º Jogos da Maturidade de Praia Grande (competição que reúne atletas com mais de 60 anos), regido pelas Secretarias de Esporte e Lazer (SEEL) e Promoção Social (Sepros) e Subsecretaria de Ações de Cidadania.

A disputa acontece em categoria mista (homem e mulher juntos), nas classes A (60 a 69 anos) e B (mais de 70), nos ritmos bolero, fox e samba. Ao final da competição, acontece um baile especial para a turma da terceira idade. Vale frisar que esta modalidade soma pontos para as Associações na classificação geral, assim como na pontuação dos Jogos Regionais.

Esta pontuação é que define a entidade campeã geral do evento. O primeiro colocado recebe nove pontos. O segundo fatura sete. O terceiro, seis; o quarto, cinco; o quinto, quatro; o sexto, três; o sétimo, dois; e o oitavo, um ponto. Todos os participantes recebem um ponto de bonificação, por modalidade e sexo. Quando há empate de equipes na mesma posição dobram-se os pontos e divide pelo número de times empatados.

Dados - No total, o evento reúne mais de 300 desportistas de nove entidades: Associação Amigos do Jardim Real, Associação Amigos do Jardim Solemar II, Associação da Terceira Idade Solemar (ATIS), Associação dos Amigos do Balneário Marambaia, Conviver Bairro Boqueirão, Conviver Caiçara, Conviver Guilhermina, Conviver Ocian e Conviver São Jorge.

Estão em disputa 13 modalidades: atletismo e natação (categorias A – 60 a 64 anos, B – 65 a 69, C – 70 a 74, D – 75 a 59, E – 80 a 84 e F – mais de 85); dança de salão, tênis, tênis de mesa e vôlei (A – 60 a 69 e B – mais de 70); bocha, damas, carteado (buraco e truco), dominó, malha e xadrez (categoria única – mais de 60 anos).

Em 2015, o grupo da Sociedade Amigos da Vila Caiçara (Bairro Caiçara), com 179 pontos, sagrou-se campeão geral da segunda edição dos Jogos da Maturidade. Depois terminaram os times da Associação Amigos do Boqueirão (Boqueirão), com 124; e Associação Amigos do Jardim Real (Real), com 98. Em 2014, o grupo da Associação Amigos do Distrito de Solemar (Bairro Solemar) obteve o título de campeão geral. Na sequência acabaram as equipes do Centro Social de Ação Comunitária do Conjunto Habitacional Recanto do Forte - CESAC/Cohab (Canto do Forte) e Associação Amigos do Jardim Guilhermina (Guilhermina).