Baile no PDA é atração para atletas e convidados dos Jogos da Maturidade

Após a competição de dança, mais de 600 pessoas se divertiram no evento

Por Luciano Agemiro | 20/5/2016

As disputas de dança da terceira edição dos Jogos da Maturidade, ocorridas nesta quinta-feira (19), contaram com uma atração extra. Após dançarem no palco do PDA, competidores e plateia foram convidados para participar de um baile, que teve música ao vivo e muita animação. O evento já virou tradição na competição esportiva, mas diverte também a quem ainda não é idoso.

Nos Jogos da Maturidade de Praia Grande, os idosos são as estrelas da competição. Quem já passou dos 60 anos, mora na Cidade e tem disposição, pode competir em diversas modalidades diferentes, que incluem vôlei adaptado, tênis de mesa, natação, jogos de mesa e, claro, a mais charmosa das disputas: a dança.

Independente do resultado, o que atletas e competidores queriam era se divertir. Passada toda a expectativa do resultado, após ser anunciado que a Associação da Terceira Idade de Solemar (Atis) ganhou o primeiro lugar na categoria A (atletas entre 60 e 69 anos) e o Conviver Guilhermina foi o vencedor na categoria B (atletas com 70 anos ou mais), todos trocaram o teatro pelo salão de Festas do Palácio das Artes, onde a diversão rolou solta.

Lazer que a aposentada, Maria do Carmo Juvêncio, de 64 anos não perde por nada. Moradora do Bairro Caiçara, foi prestigiar a competição e aproveitou para dançar até cansar no baile. “Dá para aproveitar bastante, eu estava com saudades dos bailes. Gosto de me divertir com as amigas, arrumar um parceiro para dançar e curtir muito”.

Como adolescentes, fazendo ‘selfies’ com o celular enquanto dançavam, três amigas se destacavam na pista. As músicas eram antigas e elas tinham a letra na ponta da língua. “Na nossa época, era com essas músicas que a gente se divertia nos bailes. Está ótimo, estamos adorando essa festa”, revela a aposentada, Irani de Fátima Gomide, de 58 anos, moradora do Bairro Guilhermina.

Luciana Soares, de 37 anos, moradora do Bairro Forte, foi uma das juradas da competição, porém no baile, deu uma forcinha para quem queria dançar com estilo. Ensinando passinhos para os convidados, em pouco tempo atraiu um grande grupo de pessoas que seguiu os movimentos da empolgada professora. “Estou achando tudo isso uma delícia, porque é muito animado e divertido. Essa galera tem muita energia”.

De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, a cada ano, o número de idosos prestigiando as competições só aumenta e claro, eles também querem se divertir. “Os idosos de Praia Grande adoram dançar. Sempre que fazemos bailes eles participam, enchem o salão. Acabaram de assistir a uma competição de dança que serviu de incentivo para eles aproveitarem o baile”.

Jogos da Maturidade – Em sua terceira edição, o torneio é voltado aos maiores de 60 anos, moradores de Praia Grande. A realização é da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), com apoio da Secretaria de Promoção Social (Sepros) e da Subsecretaria de Ações de Cidadania. Este ano, a competição reuniu mais de 300 desportistas de nove entidades, em 13 modalidades.