Bairro Sítio do Campo ganhará nova unidade do Programa Conviver

Inauguração será na próxima terça-feira (31), a partir das 8h

Por Luciano Agemiro | 24/5/2016

Na próxima semana, os moradores do Bairro Sítio do Campo ganharão a mais nova unidade do Programa Conviver. Na terça-feira (31), às 8h, será entregue o Espaço Conviver Lourdes Fernandes Lopes, que abrigará atividades diversas aos maiores de 50 anos em uma instalação dentro do Polo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde, ao lado do Terminal Tude Bastos. Os interessados já podem procurar o local e realizar as inscrições. Esta é mais uma etapa do Programa Avança PG.

A nova unidade é especialmente voltada para a atividade física na Melhor Idade. Conta com amplo espaço coberto, bastante ventilado e com as instalações necessárias para as atividades. Na parte externa, a Praça de Exercícios do Idoso, conta com aparelhos especialmente projetados para realização de movimentos que estimulam de coordenação motora e fortalecimento dos membros.

Para atender aos idosos, a unidade dispõe de sanitários, salas administrativas e copa. Inicialmente o Espaço Conviver terá aulas de tai chi chuan, aikido e ginástica. Todas as aulas são realizadas com acompanhamento de educadores físicos.

“O espaço ficou muito bonito e o melhor de tudo é que os frequentadores ainda poderão aproveitar toda a estrutura do complexo esportivo, que conta com pista para caminhada, aparelhos de ginástica e ampla área verde”, explica a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca.

As inscrições já estão abertas e para aproveitar só é preciso ter mais de 50 anos e procurar a unidade, levando original e cópia de RG e comprovante de residência. O Polo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde, fica na Rua José Bonifácio, ao lado do Terminal Tude Bastos.

Homenagem - Lourdes Fernandes Lopes é natural de São Paulo, nasceu em 4 de janeiro de 1940, estudou até a 4ª série ginasial e mudou para Praia Grande em 1989, aos 49 anos, já casada com Darcy Lopes Durante. Lourdes foi uma das fundadoras da Confederação Brasileira de Esportes Adaptados à Terceira Idade (CBEATI), da qual também foi diretora; contribuiu para a criação do vôlei adaptado à Terceira Idade e foi atleta da modalidade no Município.
Integrante do Coral do Conviver Ocian ficou conhecida por criar as coreografias do grupo. Lourdes faleceu em 13 de dezembro de 2013, aos 73 anos e deixou 3 três filhos, 4 netos e 2 bisnetos.

Para o marido, uma homenagem merecida. “Fiquei muito feliz quando recebi a notícia. Ela era muito batalhadora e sempre foi engajada nos assuntos da Melhor Idade”.
Serviço - O Programa Conviver é um projeto destinado a pessoas maiores de 50 anos, resultado de uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade (FSS) e a Secretaria de Promoção Social (Sepros). O Conviver teve início em 1993, com o objetivo de oferecer atividades esportivas e de lazer para a Melhor Idade. Esta é a sexta unidade, as outras cinco funcionam nos bairros Boqueirão, Ocian, Guilhermina, Caiçara e Antártica. Outras informações sobre o programa podem ser adquiridas por meio do telefone 3496-5001.

Desde 2009, Praia Grande ocupa o primeiro lugar no Índice Futuridade entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O índice estadual mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios.

Avança PG - O Programa Avança PG é um conjunto de ações programadas para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes eixos de atuação, de acordo com os setores do Município. A nova unidade do Programa Conviver faz parte do eixo “Cidade Solidária”, que incentiva políticas públicas voltadas a ações sociais do município.