PG elimina último semáforo da Avenida Ayrton Senna e altera itinerário de ônibus

Mudanças entram em vigor na quinta-feira (26)

Por Jaqueline de Marco | 24/5/2016

Com a eliminação do último semáforo de botoeira ainda existente da Avenida Ayrton Senna, no Bairro Xixová, sentido São Vicente/Praia Grande, algumas mudanças nas linhas de ônibus de transporte coletivo serão necessárias e passarão a entrar em vigor a partir da zero hora de quinta-feira (26). Além disso, obras de ampliação do shopping Litoral Plaza também resultarão em alteração do local de parada de ônibus. Todos os trabalhos visam melhorar o acesso ao sistema pelos passageiros, além de liberar o fluxo de veículos na via.

O ponto de ônibus localizado no Acesso 3 do Litoral Plaza será transferido para a parada localizada na Avenida Ayrton Senna, em frente à saída de veículos do comércio, sentido São Vicente, devido às obras de ampliação do shopping e extinção do ponto de parada sentido São Vicente/Praia Grande entre a ponte do Mar Pequeno e o shopping.

Os passageiros das Linhas intermunicipais 904 A, 904 B, 905, 911, 912 TRO, 934 TRO, 934 EX, 927 e 941 além da linha 98 JP, que se deslocam de São Vicente, para acessar o pólo comercial da região do Makro, poderão descer no ponto da Concrepav, passar sob o Viaduto Álvaro dos Santos, em direção ao ponto do Shopping e utilizarem as linhas 97 e 98 sem qualquer custo, desde que utilizem o Cartão Transporte, para chegarem ao destino pretendido.
Com isso, o local que contava apenas pelo sistema intermunicipal e pela linha 98 JP, passará a ser atendido também pela linha 97 SH.

Já os clientes do Shopping não precisarão atravessar o Viaduto Álvaro dos Santos, pois a linha 97 SH e 98 JP terão embarque e desembarque na via sentido Praia Grande/São Vicente, parando em frente à Decathlon, retornando pelo viaduto do Sol e realizando uma última parada no ponto de ônibus em frente à Concrepav, sentido São Vicente/Praia Grande, antes de retornar para o Terminal Tude Bastos.

As ações foram tomadas após levantamento feito no início do ano, onde a Prefeitura de Praia Grande verificou junto aos usuários do sistema que poucas pessoas utilizavam o primeiro ponto de ônibus depois da Ponte do Mar Pequeno, na via sentido São Vicente/Praia Grande, entre o Viaduto do Sol e o shopping, o que não justificava a permanência do semáforo de botoeira localizado no local. Porém, não seria possível deixar de atender esses passageiros que trabalham e frequentam o comércio no trecho, por isso o sistema de integrações de linhas. Além disso, a localização do referido ponto, logo após a descida da ponte do Mar Pequeno, não era a mais adequada devido a velocidade dos veículos vindos do Sistema Ecovias.

Cartazes informando sobre as mudanças estão sendo instalados nos pontos e linhas de ônibus da Cidade e nos comércios atingidos. E a Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) reforça a importância do uso do Cartão Transporte para que os passageiros possam ser beneficiados com a integração gratuita no sistema. Mais detalhes sobre como adquirir o documento podem ser obtidos no site: http://www.praiagrandeonibus.com.br/cartao-transporte/como-faco.

Serviço – Sugestões, solicitações, reclamações e informações relacionadas a transporte público municipal podem ser feitas para a Setransp, através do telefone 3491-6064 ou do email setransp@praiagrande.sp.gov.br. Além disso, detalhes sobre atividades viárias, de orientação e de fiscalização de trânsito podem ser obtidos através da linha gratuita e 24 da Setran, o 0800-7720194.