Sexta unidade do Programa Conviver é entregue à população

Espaço já recebe inscrições para interessados em praticar atividades físicas

Por Luciano Agemiro | 31/5/2016

Nesta terça-feira (31), a população de Praia Grande, em especial a do Bairro Sítio do Campo, ganhou mais um equipamento voltado à qualidade de vida na Melhor Idade. O Espaço Conviver Lourdes Fernandes Lopes já oferece aulas de diversas atividades físicas para os maiores de 50 anos. O Município deverá ganhar mais três unidades do Programa até o final do ano, ação prevista dentro do Avança PG, um plano de metas de crescimento da Cidade.

A inauguração contou com centenas de frequentadores que já aproveitam o programa em outros endereços. Turmas do Caiçara, Boqueirão, Guilhermina, Ocian e São Jorge foram conhecer o novo espaço que também poderá ser aproveitado por eles. As atrações começaram logo cedo. Por volta das 7h30, já tinha dança animada no espaço, aprovado pelos idosos.

“Está lindo, maravilhoso. Gostei desse espaço e esse parque também é muito bonito”, disse a aposentada Teresa Pinselli dos Santos, de 71 anos. Frequentadora do Conviver Caiçara, ela afirma que sua vida mudou depois que conheceu o Programa. “Frequento a unidade há seis anos, faço ginástica. Era uma pessoa retraída, não era feliz, até a minha tendinite melhorou”.

Os benefícios da atividade física mudaram, e muito, a vida da dona de casa Maria Adalgisa Santos, de 63 anos, frequentadora do Conviver São Jorge. Desde a inauguração da unidade, no final do ano passado, ela faz aulas de vôlei, ginástica e se tornou até voluntária da unidade.“Mudou tudo na minha vida. Antes, só cuidava da casa. Minha rotina era levantar cedo, fazer as tarefas e passar a tarde em frente a televisão. Eu era triste, depressiva, vivia aborrecida, chorava por qualquer coisa. O Conviver agora é minha família, minha casa, fico até triste quando chega o final de semana. Sou uma nova criatura, muito feliz”.

Honorina Tinoco Scapolatieri, de 64 anos é outra aposentada que mudou de vida após entrar no Programa. Há 11 anos é assídua do Conviver Guilhermina e conseguiu até largar os remédios para artrite, companheiros de mais de 20 anos. “Tinha crises horríveis dessa doença, passei muito tempo tomando muitos remédios. Comecei a fazer ioga e aos poucos fui abandonando os remédios e hoje os exames médicos comprovam que eu não tenho mais artrite”.

Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, a Melhor Idade de Praia Grande é cheia de vida e merece toda a atenção que o Município dá para eles. “Costumo dizer que os idosos participam das atividades com mais garra do que muitos jovens. Isso nos dá força para continuarmos com o nosso trabalho, inaugurando cada vez mais espaço para esse público”.

Além dos frequentadores do programa, também participaram do evento de inauguração, diretores de unidades do Conviver, secretária de Promoção Social, prefeito, vice-prefeita, autoridades do Município e os familiares da homenageada.

A nova unidade é especialmente voltada para a atividade física na Melhor Idade. Conta com amplo espaço coberto, bastante ventilado e com as instalações necessárias para as atividades. Na parte externa, a Praça de Exercícios do Idoso, conta com aparelhos especialmente projetados para realização de movimentos que estimulam de coordenação motora e fortalecimento dos membros.
Inicialmente o Espaço Conviver terá aulas de tai chi chuan, aikido e ginástica. Todas as aulas são realizadas com acompanhamento de educadores físicos.

As inscrições já estão abertas e para aproveitar só é preciso ter mais de 50 anos e procurar a unidade, levando original e cópia de RG e comprovante de residência. O Pólo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde, fica na Rua José Bonifácio, ao lado do Terminal Tude Bastos.

Homenagem - Lourdes Fernandes Lopes é natural de São Paulo, nasceu em 4 de janeiro de 1940, estudou até a 4ª série ginasial e mudou para Praia Grande em 1989, aos 49 anos, já casada com Darcy Lopes Durante. Lourdes foi uma das fundadoras da Confederação Brasileira de Esportes Adaptados à Terceira Idade (CBEATI), da qual também foi diretora; contribuiu para a criação do vôlei adaptado à Terceira Idade e foi atleta da modalidade no Município.
Integrante do Coral do Conviver Ocian ficou conhecida por criar as coreografias do grupo. Lourdes faleceu em 13 de dezembro de 2013, aos 73 anos e deixou 3 três filhos, 4 netos e 2 bisnetos.

Para o marido, uma homenagem merecida. “Fiquei muito feliz quando recebi a notícia. Ela era muito batalhadora e sempre foi engajada nos assuntos da Melhor Idade”.
Serviço - O Programa Conviver é um projeto destinado a pessoas maiores de 50 anos, resultado de uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade (FSS) e a Secretaria de Promoção Social (Sepros). O Conviver teve início em 1993, com o objetivo de oferecer atividades esportivas e de lazer para a Melhor Idade. Esta é a sexta unidade, as outras cinco funcionam nos bairros Boqueirão, Ocian, Guilhermina, Caiçara e Antártica. Outras informações sobre o programa podem ser adquiridas por meio do telefone 3496-5001.

Nova unidade – No mês de junho, o Conviver Samambaia também deverá ser entregue à comunidade e até o fim do ano, outras duas unidades. Uma no Bairro Tupi e outra no Solemar.

Desde 2009, Praia Grande ocupa o primeiro lugar no Índice Futuridade entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O índice estadual mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios.

Avança PG - O Programa Avança PG é um conjunto de ações programadas para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes eixos de atuação, de acordo com os setores do Município. A nova unidade do Programa Conviver faz parte do eixo “Cidade Solidária”, que incentiva políticas públicas voltadas a ações sociais do município.