Viaduto do Sol é inaugurado oficialmente

Evento realizado nesta quarta-feira (15) teve a presença de várias autoridades

Por João Carlos Miranda | 15/6/2016

Foi inaugurado oficialmente nesta quarta-feira (15), o Viaduto do Sol, localizado na Avenida Ayrton Senna da Silva, na entrada de Praia Grande (via Rodovia dos Imigrantes). Orçada em cerca de R$ 25 milhões, a obra foi feita com recursos da Prefeitura e do Governo do Estado, por meio do Dade (Fundo de Melhoria das Estâncias), que repassou um total de R$ 14 milhões.

O evento teve a participação de cerca de 500 pessoas e contou também com a presença do governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin, que ressaltou a importância da obra. “O Viaduto do Sol é uma obra que melhora o trânsito na Região Metropolitana da Baixada Santista. É preciso ressaltar a parceria entre Estado e Prefeitura para a realização dessa maravilha. Fico ainda mais satisfeito ao ver o capricho e a qualidade das obras realizadas aqui na Cidade. Dá gosto de ver”.

O Viaduto do Sol começou a ser construído em 2014. A pista superior tem duas faixas de rolamento, assim como na Ponte do Mar Pequeno, à qual dá acesso. A pista inferior tem 268 metros de extensão, com duas faixas de rolamento (3,5 m de largura cada uma) e 4,5 metros de altura, o que permite o tráfego de ônibus. Para chegar em Praia Grande via Ponte Pênsil, os motoristas transitam pela passagem inferior, sem o semáforo que também prejudicava o trânsito no local. Na saída da Cidade, a pista superior melhorou consideravelmente o fluxo de veículos que seguem em direção a São Vicente, Santos e São Paulo.

Como explicou o prefeito Alberto Mourão, o trânsito pelo viaduto foi liberado antes da entrega oficial e desde então não foram constatados problemas no fluxo de veículos, mesmo nos finais de semana e feriados prolongados. “Tínhamos um gargalo no trânsito, principalmente pela necessidade de semáforos na avenida e precisávamos acabar com o problema. Com o viaduto, atingimos plenamente o objetivo, dando maior mobilidade urbana e melhorando a qualidade de vida de moradores e turistas”.

Mas além de melhorar a mobilidade urbana na Cidade e na região, o Viaduto do Sol, por sua localização, recebeu também atenção no que se refere à estética, ganhando obras de arte e um paisagismo especial. As laterais foram revestidas com mosaicos em porcelana esmaltada em tons terrosos, simulando a areia (são 17 imagens com 2,75 metros de altura por 3,60 metros de largura com gaivotas e 3,75 metros de altura por 4,35 metros dos peixes ), ilustrados por desenhos de crianças e jovens que estudam nas unidades de Educação Especial de Praia Grande e participam de oficinas de artes ministradas pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). A artista responsável pela adaptação e transformação dos desenhos em mosaicos é Marinella Spadon.

O prefeito explicou a simbologia dos desenhos: “Quem entra na Cidade, visualiza imagens de peixes, que representam o mar de Praia Grande, a sustentabilidade através da pesca e as belezas naturais do Município que os estão recebendo. Já quem sai vê gaivotas como aquelas que vêm para Praia Grande anualmente, ficam por um período e migram. Mas sempre retornam. Então a mensagem é esta: os peixes representam a saudação ‘bem-vindos’, enquanto as gaivotas o ‘voltem sempre’”.

Palmeiras – Além dos mosaicos, no novo paisagismo na área do viaduto chamam a atenção as diversas palmeiras de grande porte da espécie Phoenix Canariensis, também conhecida como Tamareira-das-canárias. O paisagismo conta ainda com arbustos na cor roxa da espécie Lutiela ou Perpétua-do-Brasil (Alternanthera Brasiliana ), planta tipicamente nacional. E também com flores diversas como hibiscos, alamandas e azaléias. No total, mais de 50 mil mudas foram plantadas entre o Viaduto do Sol e arredores.

Ao final do evento, o governador, o vice-governador Marcio França e algumas pessoas envolvidas na realização da obra foram homenageadas com miniaturas encadernadas dos desenhos que campõem os mosaicos. São elas a vice-prefeita Maura Ligia; Eloísa Ojea Gomes Tavares (Secretária de Obras Públicas-Seop); Carolina Chiari Galle Machado (Coord. do Centro Sócio Terapêutico); Antonio Tavares de Santana; Maria Aparecida Rodrigues Santos (Diretora da E.M. Anahy Navarro Trovão); Maria de Lourdes Marszolek Bueno (Responsável pela Galeria Nilton Zanotti – PDA); Átila Csobi (Diretor Depto. Obras de Infraestrutura da Seop); Ronaldo Gomes, (engenheiro da Terracom, empresa contratada para execução da obra) e Thiago de Aguiar Maciel (Técnico em Segurança do Trabalho da Terracom).

Participaram do evento, além do governador, do vice e do prefeito de Praia Grande, o secretário estadual adjunto de Turismo Romildo Campelo, os deputados estaduais Cássio Navarro e Paulo Corrêa Navarro e o presidente da Câmara Roberto Andrade e Silva (Betinho da Educação), entre outros.