Praia Grande implanta sistema viário binário em vias no Bairro Solemar

Placas de sinalização foram instaladas no local e informativos estão sendo distribuídos

Por Jaqueline de Marco | 16/6/2016

Com a remodelação e urbanização das vias marginais à Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, a Secretaria de Trânsito de Praia Grande (Setran) implantará sentido único de circulação de veículos em 24 vias do Bairro Solemar, a partir da manhã da próxima sexta-feira (17). O setor já instalou placas de sinalização nos locais que passarão por mudanças e está distribuindo a moradores e comerciantes dos arredores informativos sobre o trabalho.

A ação também faz parte da implantação de sistema viário binário (vias com mãos de direção alternadas) na Cidade, que integram o plano de metas Avança PG, dentro do eixo Cidade Segura. O trecho atendido pelo sistema binário fica entre as Ruas Amâncio Mazzaropi e Paulo Cokely, com exceção das ruas Graça Aranha e Castro Alves.

De acordo com a chefe da Divisão de Planejamento e Engenharia de Tráfego, Michele Rezende de Mesquita, visa também melhorar a fluidez e a segurança do trânsito destes locais. “Com esta medida, as vias passam a contar com melhores condições de fluidez e segurança do trânsito, além do aumento da oferta de vagas de estacionamento”.

Seguem as vias que deixarão de ser mão dupla e passarão a funcionar através do sistema binário de circulação:

- No sentido Kennedy/Marginal

Rua Francisco Barbosa;
Rua Júlio Secco de Carvalho;
Rua Amâncio Mazzaropi

Outras informações sobre o trânsito na Cidade podem ser obtidas através da linha gratuita e 24 horas da Setran, o 0800-7720194.

Sistema binário – Criado para desafogar o trânsito nas vias dos grandes centros urbanos, o sistema binário vem sendo cada vez mais utilizado em municípios de todo o País. Com o sistema, as vias passam a funcionar com sentidos de direção alternados, evitando que os condutores precisem percorrer trechos mais longos que o necessário para chegar ao seu destino.

Avança PG – No programa, o plano de ação foi distribuído por dez eixos, subdivididos de acordo com os setores do Município. O programa atenderá o triênio 2014-2016. Para facilitar o atendimento às demandas urgentes, o Avança PG foi dividido nos seguintes eixos: Cidade Educação, Cidade Feliz, Cidade Solidária, Cidade Saúde, Cidade Limpa, Cidade Integrada, Cidade Segura, Cidade Gestão, Cidade Vida e Cidade Progresso.

Dentro das ações previstas para a área de trânsito, o Avança PG prevê a busca pela excelência no desenvolvimento das ações de operação, fiscalização e educação de trânsito; implantação de equipamentos eletrônicos de controle de velocidade em áreas de risco, além de promoção do exercício da cidadania em prol de um comportamento coletivo mais seguro, respeitoso e não agressivo.