Entregue 3ª etapa da revitalização do calçadão da orla

Evento aconteceu na sexta-feira (17). Trecho localiza-se no Bairro Mirim.

Por João Carlos Miranda | 18/6/2016

Foto Indisponivel

A obra de revitalização da orla teve sua 3ª etapa entregue oficialmente na sexta-feira (17). O trecho, de 600 metros, vai da Avenida 1º de Janeiro até altura da Avenida dos Sindicatos, no Bairro Mirim. Para marcar a data foi realizada caminhada pelo novo calçadão com a participação do prefeito. As etapas já entregues compreendem o trecho que vai do Canto do Forte até o Boqueirão (1ª etapa) e Guilhermina até Aviação (2ª etapa). Somando as etapas, cerca de 6 km foram entregues em dezembro de 2015.

Os trabalhos realizados foram execução de calçada em pedra portuguesa nos lugares de floreiras que foram remanejadas e inclusão de equipamentos urbanísticos, como bancos e lixeiras. Para ampliação da visibilidade das câmeras da Central de Videomonitoramento, algumas palmeiras foram remanejadas e replantadas na faixa de areia, na altura do mesmo lugar de onde foram retiradas.

A iluminação também recebeu atenção especial: foram recuperados os equipamentos existentes e instalados novos postes. As luminárias agora são todas duplas e utilizam lâmpadas de vapor metálico, com 400 watts, que tem grande fluxo luminoso e alta eficiência, pois emite luz clara e branca, realçando o colorido natural do local. Produz muita luz e pouco calor e sua vida útil é alta.

Para a moradora Marisa Riconi Martins, a obra deixou o calçadão mais agradável para caminhada: “Venho aqui umas três vezes por dia e acompanhei todo serviço. Antes para caminhar pelo calçadão tinha, muitas vezes, que ficar desviando das coisas. Agora está bem mais espaçoso. Está muito agradável. As plantas dos novos jardins ainda não pegaram bem, mas tenho certeza que este calçadão vai ficar lindo, quando isso acontecer".

Já para o morador Osvaldo Pimenta, também frequentador assíduo do Calçadão da orla, no trecho Mirim, além de mais espaçoso, a melhoria da iluminação, principalmente no período noturno, trouxe mais segurança para o local. "A iluminação está muito boa. A gente pode andar mais sossegado.Inclusive posso dizer que a frequência da ação de ladrões por aqui diminuiu. Outra noite mesmo vi uns dois de bibicleta que pararam aqui perto, olharam, um apontou a câmera de monitoramente, balançou a cabeça e foram embora! Tenho certeza que foi porque agora não tem mais pontos de luz. Antes eles se escondiam nas sombras".

E como aconteceu nas etapas entregues, a ciclovia também foi muito elogiada. O skatista Rogério Macedo dos Santos já sabia como seriam os trabalhos realizados: "Eu tenho amigos no Boqueirão e ia lá praticar porque já estava pronta. Ficou "show" mesmo. Agora também podemos andar de skate aqui.Já pensou andar daqui (bairro Mirim) até o Boqueirão (cerca de 10km) nessa pista lisinha? Vai ser demais".

Conforme explicou a Secretária de Obras Públicas Eloisa Ojea, como executado nas etapas anteriores, a ciclovia recebeu nova pavimentação e ganhou pintura especial na cor vermelha (a tinta é anti derrapante) para delimitá-la, aumentando sua visibilidade e localização. "O local também recebeu sinalização de solo, seguindo as mais atuais normas técnicas para ciclovias, aumentado a segurança de ciclistas e também dos pedestres que necessitem cruzá-la”.

Os trabalhos de revitalização da orla da praia continuam. Estão sendo realizados, atualmente, nos bairros Tupi e Ocian, que encerram os trabalhos previstos.