1ª Etapa da nova iluminação das vias marginais à Expressa Sul é entregue

Inicialmente, Bairros Boqueirão e Sítio do Campo serão atendidos

Por Jaqueline de Marco | 24/6/2016

As avenidas marginais à Via Expressa Sul, em Praia Grande, estão recebendo nova iluminação e a primeira etapa do trabalho será entregue aos munícipes na próxima quarta-feira (29), às 18 horas, feriado municipal, em evento que contará com a presença do prefeito da Cidade. A primeira fase dos trabalhos compreendem o trecho localizado entre a Rotatória A Tribuna e a Rua Audália Pereira Gomes, em ambas avenidas marginais: Dr. Roberto de Almeida Vinhas e Ministro Marcos Freire, nos Bairros Boqueirão e Sítio do Campo, respectivamente.

A nova iluminação ampliará o fluxo luminoso nas avenidas e em parte da Expressa Sul, via sob gerência estadual localizada no centro dos dois locais. Nesta primeira etapa, serão entregues 62 postes (32 na Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas e 30 na Ministro Marcos Freire). No total, serão instalados 711 novos postes, que reforçarão a iluminação dos mais de 20 km das vias com 4 luminárias para lâmpadas vapor metálico (luz branca) de 400W em cada.

Os trabalhos foram iniciados em maio e as obras devem ser totalmente concluídas em aproximadamente 10 meses. Com os trabalhos estão sendo investidos R$ 2.816.643,15 provenientes da Contribuição para Custeio de Iluminação Pública (CIP), paga mensalmente pela população através da fatura de energia elétrica.

O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sesurb), que em julho de 2015 já tinha instalado o mesmo sistema na Avenida Ministro Marcos Freire, na altura do Viaduto Dr. Roberto Andraus (VD 06), no Bairro Ocian, em caráter de projeto piloto.
A nova iluminação faz parte do plano de metas Avança PG, dentro do eixo Cidade Segura, que prevê ações para diversas áreas no triênio 2014-2016.

De acordo com a secretária de Serviços Urbanos o tipo de iluminação que está sendo instalada no local é muito eficiente. “Este modelo de iluminação tem grande fluxo luminoso, alta eficiência, emite luz clara e branca, realçando o colorido natural do local. Além disso, produz muita luz e pouco calor e sua vida útil é alta", afirmou.

Avança PG - Lançado no final de 2013 pela Prefeitura de Praia Grande, o Programa Avança PG é um conjunto de ações programadas para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes eixos de atuação, de acordo com os setores do Município. Pacote de serviços de iluminação pública pertence ao eixo “Cidade Segura”, que propõe metas para aumentar a segurança no município.