Conviver São Jorge integra usuários em homenagem ao Dia do Idoso

Frequentadores da unidade e do Centro Dia participaram de diversas atividades

Por Luciano Agemiro | 7/10/2016

Os idosos do Conviver São Jorge tiveram uma semana cheia de atividades. Em homenagem ao Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro, a unidade organizou uma grande gincana cultural, que também contou com a participação dos usuários da Creche do Idoso, anexa ao Conviver. Nesta sexta-feira (7) as atrações foram encerradas com uma confraternização no Portinho. Mais de 100 pessoas participaram da gincana.

A brincadeira foi organizada assim: os frequentadores se dividiram em dois grupos. Cada um deles ganhou nome, bandeira e grito de guerra. O desafio era realizar todas as atividades propostas e a cada dia o desafio era diferente. As equipes “Os Amores” e “As Feras” brincaram de corrida do saco, dança da laranja, desfiles, apresentações artísticas e ainda outras competições culturais, como o desafio das fotos e objetos antigos.

A gincana terminou em festa. A última atividade foi uma “caça ao tesouro”, realizada na Área de Lazer Ézio Dall’Acqua, conhecida como Portinho, onde os participantes seguiam pistas para encontrar um objeto escondido no local. Teve ainda aula de zumba ao ar livre e um almoço, organizado pelos frequentadores.

A aposentada, Iara Bruns Cardoso, de 69 anos, foi uma das participantes da gincana e gostou muito das atrações. “Nunca me diverti tanto na minha vida quanto agora. Foi um pouco difícil, mas o meu grupo conseguiu fazer a maioria das atividades”.

No final todos ganharam. A competição terminou empatada.
“Foi uma semana maravilhosa, de integração e novidades para eles. Fizeram coisas que nunca haviam feito antes, saíram da mesmice, estão adorando”, explicou a professora Cora Zorzetto, responsável pela brincadeira.

Para a diretora do Conviver São Jorge, Josiane Ragonha, o balanço foi muito positivo. “O melhor de tudo foi ver o semblante de felicidade no rosto de cada um deles. A turma toda se divertiu e ficou muito contente”.

Integração - Mesmo não competindo, os frequentadores da Creche do Idoso, que funciona anexa ao Conviver São Jorge, participaram de todas as atividades da Gincana. Se divertiram com as apresentações e atividades realizadas na unidade e também estiveram no almoço festivo.

Serviço - Quando o assunto é a Melhor Idade, Praia Grande é uma das cidades referência no assunto. Desde 2009, entre todos os municípios do Estado de São Paulo com mais de 200 mil habitantes, Praia Grande está em primeiro lugar no Índice Futuridade, que mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios. Uma das principais ações para se alcançar este feito foi a criação do Programa Conviver, há mais de 20 anos.

Atualmente são sete unidades, nos bairros Boqueirão, Caiçara, Ocian, Antártica, Sítio do Campo, Samambaia e Guilhermina, onde são oferecidos entretenimento e atividade física. Mais de 7 mil pessoas já se inscreveram no Conviver.