Calçadas da Avenida Ministro Marcos Freire são revitalizadas

Trecho do bairro Sítio do Campo até Nova Mirim totaliza cerca de 10 km

Por João Carlos Miranda | 14/10/2016

As calçadas da Avenida Ministro Marcos Freire (marginal da Via Expressa Sul) estão passando por obras de revitalização. No total serão beneficiados cerca de 37 mil m2 de calçadas (a avenida tem cerca de 10 km de extensão).

Os serviços compreendem a demolição e reconstrução da cobertura dos passeios da via, utilizando o piso intertravado de concreto. Também estão sendo instalados equipamentos para captação de efluentes domiciliares. O investimento é de cerca de R$ 4,6 milhões, sendo que aproximadamente R$ 1,4 milhão é proveniente de convênio com o Governo federal.

Os trabalhos estão sendo executados com duas frentes de trabalho: uma executa o trecho a partir da Curva do S (Nova Mirim) e outra a partir da Rua José Bonifácio, no bairro Sítio do Campo.

Como ressaltou a titular da Secretaria de Obras Públicas (Seop), Eloisa Ojea, os trabalhos visam, principalmente, dar maior acessibilidade, segurança e conforto para os pedestres, eliminando irregularidades e falhas existentes nas calçadas, minimizando assim desvios e acessos ao leito carroçável, facilitando o trânsito e reduzindo a possibilidade de acidentes, principalmente envolvendo idosos, devido a desníveis. “Também executamos projeto de acessibilidade, instalando ao longo da avenida alguns equipamentos, como o piso podotátil (para deficientes visuais) e rampas (para cadeirantes). A padronização também muda visualmente a avenida melhorando o aspecto urbanístico da via”, explicou Eloisa Ojea.

O padrão de cores do piso é o mesmo do executado na outra marginal, a Av. Roberto de Almeida Vinhas (finalizada em abril). Tem as cores cinza e vermelha e como destaque o amarelo, cor do piso podotátil. Com o nivelamento correto das calçadas e instalação dos demais equipamentos, os pedestres e moradores ao longo do trecho beneficiado contarão com um espaço muito mais seguro.