Mulheres participam de caminhadas e eventos do Outubro Rosa

Eventos da campanha em Praia Grande terão prosseguimento até o final do mês

Por Pedro Sbravatti | 14/10/2016

Duas caminhadas reuniram mais de cem mulheres de todas as faixas etárias e foram os principais destaques dos eventos do Outubro Rosa em Praia Grande realizados ao longo desta semana. A intensa programação da campanha nas unidades de Saúde da Família (Usafas) e Multiclínicas da Cidade terá prosseguimento até o final do mês. A ação busca alertar e conscientizar o público feminino sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Nesta sexta-feira (14), a caminhada foi organizada pela Multiclínica Mirim. O evento teve a participação especial de integrantes da melhor idade atendidos no Conviver Ocian, além da Usafa Mirim e Multiclínica Tupi. O mar rosa invadiu as ruas e avenidas e chamou a atenção dos pedestres e motoristas. Café da manhã, distribuição de brindes e material informativo também fizeram parte da atividade.

A supervisora da Multiclínica Mirim, Luciana Muller, destacou que o envolvimento das mulheres no evento, desde sua organização, superou as expectativas. “O mais importante foi que tudo isso atraiu os olhares para o tema. Um momento especial foi quando uma paciente, que teve diagnosticado o câncer de mama, realizou todo tratamento e eliminou a doença, deu um depoimento de toda sua trajetória”.

Ainda nesta sexta, a Usafa Maracanã deu uma pausa no Outubro Rosa e tratou de animar a criançada. A unidade contou com um esquema especial alusivo ao Dia das Crianças e se transformou em um Parque de Diversões para os mais jovens. Brinquedos, doces e refrigerante foram apenas algumas das atrações.

Antes, na terça-feira (11), a ‘Caminhada das Poderosas’ já havia mobilizado os moradores do Sítio do Campo. A ação foi organizada pela Usafa do bairro em parceria com o Centro de Apoio a Família do Educando (CAFE) e das escolas municipais Ronaldo Lameira e Dorivaldo Loria. Ao final, um ‘aulão de ginástica’ agitou todos os participantes.

As palestras e trabalhos em grupo sobre o câncer de mama nas demais Usafas, como a Samambaia, Ribeirópolis, Real e Santa Marina, seguem transcorrendo diariamente. Outros assuntos, como a importância do aleitamento materno, também são debatidos nos encontros.