Conselho Municipal de Defesa Civil realiza sua primeira reunião

Abertas a todos os interessados, reuniões discutirão temas relevantes na área

Por Lorena Flosi | 9/11/2016

Aconteceu na tarde da última terça-feira (8), na prefeitura de Praia Grande, a primeira reunião do recém-criado Conselho Municipal de Defesa Civil. Atendendo à Lei Federal nº 12.608 e ao Decreto Municipal n º 5891, de 13 de agosto de 2015, o conselho visa propor políticas municipais e medidas específicas relacionadas à Defesa Civil do Município, com participação de representantes de todas as pastas municipais, além do exército, polícias civil, militar e rodoviária, bombeiro ONGs e Sabesp.

Tendo como pauta do dia o esclarecimento a membros sobre as atribuições da Defesa Civil, o conselho deve discutir ainda a elaboração e fechamento de seu regimento interno. “Após estes primeiros passos, estaremos prontos para discutir pautas importantes para nosso Município, como o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil ”, pontua o presidente do conselho e diretor de Defesa Civil, o engenheiro Luciano Gomes Souza.

Ainda segundo Luciano, outros temas a serem debatidos são a criação de Núcleos de Defesa Civil (Nudecs) em Praia Grande e a promoção de Simulados de Prevenção, que são simulações de desastres naturais envolvendo diversas esferas municipais. O Conselho Municipal de Defesa Civil deve realizar reuniões periódicas, três vezes ao ano, além de outras extraordinárias sempre que necessário. As reuniões são abertas a todos os interessados.