Autoridades investigam autoria de desmatamento em área de preservação ambiental

Clareira foi aberta em parque estadual supostamente por praticantes de vôo livre

31/1/2017

A Guarda Ambiental de Praia Grande, que integra a Guarda Civil Municipal (GCM), está participando diretamente da apuração do desmatamento de mais de 2.600 metros quadrados de mata nativa de uma área pertencente ao Parque Estadual Serra do Mar, na divisa entre Praia Grande e Mongaguá.

O local, supostamente, foi utilizado por praticantes de vôo livre para saltar de uma altura de mais de 314 metros acima do nível do mar. A “aventura”, entretanto, caracteriza-se como crime ambiental sujeito à pena de multa e detenção.

De acordo com o inspetor da Guarda Ambiental de Praia Grande, Fábio Rogério Marques, o local é de difícil acesso, de mata fechada, e foram necessárias mais de três horas percorrendo uma trilha, sendo duas delas a pé, para que as equipes chegassem até o local. “Provavelmente, quem fez isso estava de moto, mas também percorreu um trecho a pé. Acreditamos que o grupo era composto pelo menos por quatro pessoas”.

Ele explicou que a denúncia chegou às autoridades na tarde de domingo, mas provavelmente a clareira foi aberta no dia anterior com o uso de uma motosserra. “Não encontramos muito material no local, mas havia um frasco com óleo possivelmente usado para isso”.

A vegetação do local conta com árvores centenárias de mais de 30 metros de altura. O impacto dessa devastação ainda será apurado pelas autoridades ambientais, mas sabe-se que o dano ambiental é grande. “Serão necessários muitos anos para a regeneração de várias espécies de vegetação nativa, em seu estágio primário”.

De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente, mesmo que em formação, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção é crime sujeito à detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. A multa pode variar entre R$ 5 mil a R$ 50 mil, de acordo com o tamanho da área devastada.

Agora, a Polícia Ambiental deve assumir a investigação dos fatos, juntamente com a Fundação Florestal, e a Guarda Ambiental de Praia Grande fica responsável pela fiscalização da área pertencente ao Município, uma vez que há um convênio com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente para o grupamento monitorar as Zonas de Amortecimento do Parque Estadual Serra do Mar.