Próximo “Lê no Ninho” será nesta sexta-feira (17)

Iniciativa desperta em crianças e bebês o gosto pelos livros

13/2/2017

Na próxima sexta-feira (17), às 14 horas, o Porto do Saber (localizado na Avenida São Paulo, nº 900, Bairro Boqueirão) realiza mais uma sessão do programa Lê no Ninho, ação de incentivo à leitura voltado para bebês a partir de 6 meses e crianças de até 4 anos, acompanhadas de um responsável. Criado pelo SP Leituras e readequado pelo Instituto Tellus, o Lê no Ninho já acontece em algumas bibliotecas da Capital e agora está sendo replicado em algumas cidades. O Porto do Saber foi uma das dez bibliotecas do Estado selecionadas para receber o projeto. Lançada em Praia Grande há dois meses, a ação é gratuita e a partir deste mês será realizada quinzenalmente.

Cada sessão do Lê no Ninho tem duração de 45 minutos, onde os pequenos interagem com livros-brinquedos, fantoches, brinquedos e músicas, num ambiente agradável, onde o contato com o livro representa uma situação de carinho entre o adulto e o bebê. De acordo com a bibliotecária e chefe da Divisão de Cultura nas Escolas, Lucilena Braggion de Micco, o objetivo é demonstrar aos pais como eles podem reproduzir em casa, com seus filhos, as atividades realizadas durante a sessão do Lê no Ninho.

Além dos livros tradicionais, em alguns momentos a criança terá contato com as histórias por meio de dispositivos eletrônicos, como tablets ou televisão. “Mas isto ocorrerá sempre de forma orientada e mediada, pois é isso que faz a diferença”, explica Lucilena.

Para viabilizarem o projeto adequadamente, representantes da Biblioteca Porto do Saber participaram de capacitações e treinamentos em São Paulo. A biblioteca também recebeu kits com livros, fantoches, bonecos, puffs, além de TV 40 polegadas para utilização no projeto.
Para participar do projeto, é necessário se inscrever pelo telefone 3591-7845. As vagas são limitadas.