Canal Praião passa por manutenção

Limpeza do equipamento de drenagem na Av do Trabalhador segue até o Carnaval

16/2/2017

A Secretaria de Serviços Urbanos de Praia Grande (Sesurb) iniciou a limpeza e manutenção do Canal Praião, localizado na Avenida do Trabalhador, no Bairro Sítio do Campo. Para a retirada de terra e detritos acumulados no leito e sob as aduelas, a Sesurb está utilizando uma mini carregadeira (bob cat), que permite o trabalho dentro das aduelas, limpando toda a tubulação e não somente o trecho ao ar livre.

O trabalho visa garantir a eficiência do escoamento de águas pluviais e melhorar o sistema de drenagem, em especial no período de fortes chuvas. A previsão é de que os serviços, iniciados na última segunda-feira (13), sejam finalizados nos próximos 10 dias.

A ação faz parte de um mutirão de limpeza de canais, que já contemplou os equipamentos localizados na Rua Rubi, Bairro Cidade da Criança; Rua Arnaldo Augusto Baptista, no Bairro Vila Sônia; e na Rua Ilda Rosa da Cunha, Bairro Ribeirópolis. A próxima etapa será realizada no canal das vias marginais à Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, na altura do Bairro Solemar.

A manutenção é uma etapa muito importante para o sistema de drenagem da Cidade uma vez que a limpeza, associada ao desassoreamento da areia no fundo e entorno, minimiza a possibilidade de ocorrerem pontos de alagamentos no bairro uma vez que o escoamento de água pode acontecer normalmente.

A chefe da Divisão de Manutenção de Vias, Francisca Iraci do Nascimento, destacou a colaboração da população para a conservação da limpeza nestes locais. Para se ter uma ideia, dentre os itens encontrados nos canais estão sacos plásticos, garrafas pet, pneus, latas de refrigerante e entulho. “Ao não jogar detritos nas ruas a população está impedindo que estes materiais sejam carregados pela chuva, entupindo bocas-de-lobo e obstruindo canais, causando assim pontos de acúmulo de água e alagamentos”.

A manutenção de todos os equipamentos, apesar de intensificada durante a alta temporada de verão, é realizada a cada três meses com limpeza das laterais e fundo, além de corte de mato do entorno.