Conviver Caiçara festeja 10 anos de atividades

Unidade se inspirou no Carnaval para comemorar uma década de atendimento

23/2/2017

Com um baile carnavalesco e direito a escola de samba, o Conviver Caiçara festejou 10 anos de existência. A comemoração foi realizada na quarta-feira (22), na quadra da unidade. Os convidados se divertiram ao som de marchinhas de Carnaval e com a bateria da Escola de Samba Unidos da Vila do Sapo, do Bairro Anhanguera. Com mais de 2 mil pessoas atendidas, o Conviver tornou-se referência de amizade e de companhia para os frequentadores.

É na unidade que a aposentada Josefina Modesto, de 61 anos, faz aulas de ginástica ao longo da semana. Nos últimos sete anos, também já passou pelas aulas de tênis e resume em duas palavras o significado deste espaço em sua vida. “Alegria e amizade. Nós fazemos muitas amizades aqui. Ganhei também qualidade de vida. Hoje vim curtir o Carnaval. Adoro o Conviver”.

Já a aposentada Claudeci Alves dos Santos, de 58, passou a frequentar o Conviver Caiçara há cerca de um ano, mesmo assim colhe os mesmos benefícios que a colega Josefina. Para mim foi muito bom encontrar este lugar. Ficava sem ter o que fazer e aqui me divirto com as minhas amigas e com o meu marido”.

Para a aposentada Marlene Caetano de Morais, de 60 anos, o Programa Conviver é tudo o que um idoso precisa. “Tem aulas de ginástica, dança, jogos. É uma maravilha!".

Quem acompanhou toda a evolução do serviço foi a diretora, Silvia Helena Rebustine Bonito, que desde o primeiro dia do Conviver Caiçara esteve à frente da unidade. Ao longo desta década, notou uma característica bem peculiar do espaço. “Aqui nós formamos uma grande família. Aos poucos as pessoas foram se conhecendo, trocando ideias e assim, se integrando. Eles realizam atividades juntos fora daqui também. A união que eles têm aqui é muito grande”.

Inauguração - O Conviver Caiçara surgiu a partir do pedido dos moradores do Bairro, que gostariam de ter atividades voltadas à Melhor Idade. Em 18 de janeiro de 2007, a unidade abria as portas para os maiores de 50 anos, atendendo aos moradores de toda a região. A unidade também conta com o serviço de Centro Dia, a ‘Creche do Idoso’. No final de 2014 a unidade ganhou a cobertura da quadra. Desde a sua inauguração, são mais de 2 mil idosos cadastrados, nas diversas aulas esportivas e culturais da unidade. Entre as atividades, ginástica, vôlei adaptado, tênis de quadra, alongamento, coral, aulas de italiano, bordado, crochê e muitas outras atividades.

Atendimento - Quando o assunto é a Melhor Idade, Praia Grande é uma das cidades referência no assunto. Desde 2009, entre todos os municípios do Estado de São Paulo com mais de 200 mil habitantes, Praia Grande está em primeiro lugar no Índice Futuridade, que mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios.