Palestras sobre Direitos da Criança e Letramento Científico encerraram Jornada Pedagógica

Evento de capacitação envolveu 1.500 educadores de PG

6/3/2017

O encerramento da Jornada Pedagógica contou com duas palestras ministradas aos professores de Praia Grande no Palácio das Artes, na última sexta-feira (3). A Jornada é realizada anualmente e visa capacitar os cerca de 1.500 educadores da rede municipal de ensino por meio de palestras, debates e oficinas pedagógicas.

A importância de uma sociedade alfabetizada na área das ciências e o desafio de se preparar adequadamente as crianças de hoje quanto a esse tema foi o foco da palestra “Indicador de Letramento Cientifico, desigualdade e qualidade da educação: Desafios da Educação Para Todos”, ministrada por Sílvia Donnini, que é diretora do Instituto Abramundo, pós-graduada em gestão escolar e tem vinte anos de experiência na área da Educação. “O futuro de nossa juventude depende de sua fluência em assuntos como saúde, meio ambiente, alimentação, recursos energéticos, mudanças climáticas. Hoje, apenas 5% da população brasileira tem letramento científico proficiente. A maioria tem um conhecimento rudimentar, insuficiente”.

A palestra foi baseada num estudo realizado pelo Instituto Abramundo em parceria com o Instituto Paulo Montenegro e com o Ação Educativa, que revelou os baixos índices de letramento científico na sociedade brasileira. “Letramento científico visa ao entendimento da ciência e sua utilização pela sociedade em tarefas cotidianas como, por exemplo, a leitura dos dados em uma conta de luz ou a compreensão de uma bula de medicamentos”, explicou a palestrante. “Cada vez mais, se faz necessário o entendimento da sociedade sobre o impacto da ciência e da tecnologia na vida cotidiana. Isso é um alerta pra nós, professores. O que nós precisamos avançar pra garantir o direito a essa aprendizagem?”

Direitos - “Como garantir os Direitos da Criança na Escola” foi o tema da outra palestra, que foi ministrada por Thaís Nascimento Dantas, formada em Direito pela USP, advogada do projeto Prioridade Absoluta do Instituto Alana e membro do Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). Ela abordou assuntos como educação inclusiva, publicidade infantil, bullying, cyberbullying e cuidados com a primeira infância. “Vocês, professores, são parte da rede de garantia dos direitos da criança. O que fará com que sejam garantidos é a ação de cada um. Os direitos das crianças devem ser nossa prioridade todos os dias”, destacou.

Presente no encerramento da jornada, a secretária de Educação, Nanci Solano, salientou a importância do evento para o aprimoramento dos professores. “Os assuntos palestrados nos fazem refletir, desenvolver uma visão mais crítica e repensar nosso papel como educadores, em busca de novas ações que acrescentem na qualidade do ensino. Acredito que os professores vão sair daqui mais motivados, com algumas certezas e também interrogações que os levarão a desenvolver um trabalho ainda melhor”.

A professora Daniela Martins Souza Rocha resume o sentimento da maioria dos docentes. “Esta jornada nos motiva a preparar uma aula melhor, a buscar um resultado melhor e nos enche de mais força de vontade para fazer um ensino realmente de qualidade”.