Praia Grande realiza IX Semana da Mulher

Abertura do evento ocorreu nesta segunda-feira (06), no PDA

7/3/2017

Na tarde de segunda-feira (06) o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), em parceira com a Secretaria de Promoção Social (Sepros) e a ONG de Defesa e Cidadania da Mulher (DCM), iniciou a IX Semana da Mulher de Praia Grande. O evento ocorreu no Palácio das Artes, no Boqueirão.

O objetivo da semana é colocar a mulher em pauta, seja ela menina, adolescente, adulta ou pertencente à melhor idade. A presidente do Comdim, Vânia Gimenez, explicou que este é um evento para pensar na evolução feminina desde a conquista do voto até a presença das mulheres na política. “Apesar de todas as conquistas, as mulheres ainda são vítimas de violência doméstica e não podemos deixar de falar deste tema”.

A titular da Sepros, Gisele Domingues, ressaltou a importância da mulher para a sociedade e parceria da Administração Municipal durante todo o evento. “O dia da mulher é todo o dia. Nós temos que batalhar cada vez mais para que as mulheres tenham o mesmo espaço na sociedade. Neste evento nós somos parceiros e ocorrerão palestras de grande relevância sobre o sexo feminino em vários equipamentos municipais”.

A diretora de eventos do Conselho Estadual do Idoso (CEI), Maria Odila Padula, considerou a semana muito importante para todas as mulheres, lembrando que é um evento que abrange desde a menina até a mulher da melhor idade.

A estudante Gabriela Torbis, de 15 anos, nunca tinha assistido nenhum evento em relação ao Dia da Mulher. Para ela, este evento é muito importante, pois mostra que a mulher tem os mesmos direitos que os homens. “Mesmo a mulher já tendo conquistado muitas coisas, como o voto, ainda temos alguns dos nossos direitos violados, entre eles, o direito a salário igual ao dos homens. Sempre vejo que os homens ganham mais do que nós”.

O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 8 de março e segundo dados do Censo de 2010 o público feminino é de 136.125 mil habitantes, ou seja, 51,95% da população praia-grandense. A IX Semana da Mulher de Praia Grande ocorre até o dia 14 de março. Confira o calendário:

Dia 08

09h30 às 14 horas – Evento ONG DCM (Workshop)
Espaço Conviver OCIAN – Av Presidente Castelo Branco s/nº Ocian

15 horas - Roda de conversa sobre Violência Doméstica - Dinâmica
(Psicóloga Livia Ferreira)
Espaço Conviver Tupy – Rua Xavantes nº 51 – Tupy

Dia 09
10 horas – Roda de conversa sobre Planejamento familiar
Espaço Conviver Samambaia – Avenida Brasil com a Rua Itiberê da Cunha, Bairro Samambaia

16 horas – Palestra sobre o tema: “Mães e Filhas” (psicóloga Josefa da Silva Oliveira – ONG DCM)
E. M. Natale de Lucca - Rua Rui Manoel Sampaio Seabra Pereira nº 476 , Bairro Quietude

Dia 10
09 horas – 3ª Caminhada do Dia Internacional da Mulher de Praia Grande
Saída do Espaço Conviver Boqueirão – Avenida Castelo Branco s/n , Boqueirão

16 horas – Palestra sobre o tema Violência Domestica (Dra: Cintia Rosa Dias – OAB)
E. M. Ary Cabral – Rua Rui Manoel S. Francisco Seabra Pereira – s/n, Bairro Quietude

Dia 13

10 horas – Roda de conversa sobre sexualidade (SESAP)
Espaço Conviver Guilhermina - Rua Audália Pereira Gomes nº 245, Bairro Guilhermina

14h30 horas – Palestra sobre o tema “Autoestima “ (Psicologa Josefa da Silva Oliveira)
E. M. Osvaldo Justos – Rua Arnaldo Vitulli nº 987 – esquina com a Rua 1º de janeiro – Bairro Mirim

Dia 14

09 horas às 12 horas - Manhã da Beleza e Saúde (salão Sandra Coiffer e Escola de Enfermagem Biotec)
Espaço Conviver Caiçara – Rua São Domingos nº 1435, Bairro Caiçara.