Saída de barco para limpeza do manguezal será no Dia Mundial da Água

Palestras, aula no museu e outras atividades completam a programação

15/3/2017

O Departamento de Educação Ambiental (DEA) de Praia Grande, localizado no Portinho, planeja várias atividades para o dia 22 de março, data em que se comemora o Dia Mundial da Água. O setor receberá a visita de alunos das escolas municipais Domingos Soares, Profª Maria Clotilde e São Francisco de Assis, que participarão de um circuito de atividades que visam promover a conscientização em relação à importância da preservação dos recursos hídricos.

Uma das atividades é a limpeza do manguezal a bordo de uma embarcação que sairá do Portinho. Os alunos também assistirão palestra da SABESP sobre o uso racional da água, terão uma aula sobre o tema no museu didático (que faz parte do Departamento) e participarão de atividades promovidas pela ONG Biopesca, parceira do evento que montará uma tenda para demonstração de animais marinhos (em via úmida e réplicas em resina). Na ocasião, os alunos também ganharão um gibi da Turma da Mônica sobre uso racional da água e saneamento básico. O evento será realizado no período da manhã, das 8h30 às 11h30, e no período da tarde, das 13h30 às 16h30.

De acordo com a Diretora do DEA, Eliane Queiroz, as escolas municipais também estão abordando o tema de forma mais intensa ao longo deste mês. Para estimular os educadores em relação à importância desse assunto, as diretoras escolares, assistentes de direção, pedagogas comunitárias e assistentes técnicas pedagógicas (ATPs) assistiram palestra promovida pela Sabesp no início deste mês, abordando o tema Águas Residuais, que será o foco das discussões para o Dia Mundial da Água 2017, estabelecido pela ONU/Água (interagência da Organização das Nações Unidas que cuida da temática de recursos hidricos e saneamento). “Os professores estão abordando o tema por meio de jograis, vídeos, textos e música, inclusive utilizando os recursos da lousa digital para esse fim”, comentou a diretora do Departamento de Educação Fundamental, Fernanda Hannickel Portela. “Todos estão se mobilizando para promover a conscientização em relação a esse assunto tão importante”.

História - O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU no dia 22 de março de 1992. Desde então, essa mesma data a cada ano é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. A data comemorativa é uma oportunidade para se conhecer mais sobre a problemática da água, promover debates na sociedade e tomar atitudes que façam a diferença no uso racional de água. A cada ano, a ONU escolhe um tema diferente para ser discutido que corresponde a um desafio atual ou futuro. Este ano, o tema é Água Residual, que corresponde à água descartada pelas atividades humanas, vulgarmente denominada como esgoto, e cuja devolução ao meio ambiente deve prever o seu devido tratamento para evitar danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.