Obras da 4ª etapa de iluminação da Via Expressa Sul estão em fase final

Previsão é que os trabalhos sejam finalizados ainda no mês de abril

15/3/2017

O trabalho de instalação da 4ª etapa da nova iluminação das avenidas marginais à Via Expressa Sul está em fase final. Os 141 postes já foram instalados entre os Bairros Aviação e Tupi e a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) está realizando os últimos ajustes técnicos no local. A previsão é que a obras, que buscam melhorar o fluxo luminoso, garantindo mais segurança a condutores de veículos e pedestres, seja finalizada ainda no mês de abril.

Cada poste está recebendo 4 luminárias de vapor metálico de 400W (luz branca, com grande fluxo luminoso) e esta fase contempla as Avenidas Dr Roberto de Almeida Vinhas e Ministro Marcos Freire, no trecho entre a Rua Baicares, Bairro Aviação, e a Avenida Osasco, Bairro Tupi. A etapa seguinte, que deve ser iniciada em maio, contemplará o trecho entre a Avenida Osasco e a Avenida dos Sindicatos, Bairro Mirim.

Somando todas as fases da ação, no total serão instalados 711 novos postes, que reforçarão a iluminação dos mais de 20 km das vias. O valor total do trabalho está orçado em R$ 2.816.643,15, todo proveniente da Contribuição para Custeio de Iluminação Pública (CIP), paga mensalmente pela população através da fatura de energia elétrica.

Etapas - A primeira etapa da revitalização, entregue em junho de 2016, contemplou trecho entre a Rotatória A Tribuna e a Rua Praia dos Sonhos, em ambas avenidas marginais, entre os bairros Boqueirão e Guilhermina. Já a segunda, inaugurada em dezembro de 2016, ampliou a iluminação pública entre a Rua Praia dos Sonhos, no Guilhermina, e Rua Júlio de Mesquita, no Bairro Aviação. E, terceira, entregue em janeiro deste ano, contemplou trecho entre as Ruas Júlio de Mesquita Filho e Bacaires, no Bairro Aviação.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Katsu Yonamine, como parte das luminárias são voltadas para a Expressa Sul, a via estadual também é beneficiada com as obras. “É uma forma de valorizar toda a extensão destas importantes vias, além de garantir muito mais segurança viária a todos, os que seguem para as vias urbanas do Município e os que utilizam estas avenidas como caminho para as demais cidades da região".