Orquidário, viveiro de mudas e cemitério ganham cisternas

Somando todo sistema, é possível armazenar 315 mil litros de água para reuso

21/3/2017

Pelo menos 50% do consumo de água utilizada no trabalho de limpeza e manutenção urbana em Praia Grande é economizado mensalmente devido a utilização de água de reuso, captada através de sistema de cisternas instaladas desde 2009 pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) em sua sede, no Bairro Antártica. E ampliando este trabalho, o setor instalou no final de 2016 três novos equipamentos para captação e armazenamento de água de chuva, cada um com capacidade para até 5 mil litros, no Viveiro Municipal, Orquidário e cemitério Morada da Grande Planície. Somando todo o sistema em funcionamento, a estrutura tem capacidade total de 315 mil litros (equivalente a pouco mais de 26 caminhões pipas cheios).

De acordo com o diretor do Departamento de Manutenção Ambiental de Praia Grande, Marcelus Conde, a quantidade captada nos equipamentos mais recentes está sendo utilizada exclusivamente pelo setor. “São 15 mil litros que usamos para regar floreiras, trechos arborizados, no plantio de novas sementes, lavagem de praças e ferramentas, além da instalação de novos trechos com paisagismo”.

Já o sistema montado na sede da Sesurb conta sozinho com capacidade para 300 mil litros (mais de 600 m² de estrutura para captação através de calhas). A água de chuva coletada é encaminhada para um sistema subterrâneo e para 15 caixas d’águas de polietileno através de sistema de tubagem bypass. Durante a captação, o líquido é passado por dois tipos de filtros, que descartam materiais que podem ter sido carregados para o sistema, como folhas e terra, aliviando o trabalho das bombas e garantindo mais qualidade da água coletada.

O diretor da Divisão de Serviços Gerais da Sesurb, Almir Nascimento, destacou que poucas horas de chuva são suficientes para encher o sistema e com a quantidade é possível trabalhar por cerca de 20 dias sem utilizar água que não seja de reúso. “E estamos sempre ampliando o sistema. Iniciamos com 85 mil litros de armazenamento, em uma economia mensal de cerca de 20% na conta de água. Hoje estimamos uma economia mensal de mais de 50% na conta de água”.

Para o secretário de Serviços Urbanos, Katsu Yonamine, a sustentabilidade é a palavra chave do projeto. “A iniciativa vai ao encontro com as campanhas de uso racional da água potável. E a população também deve se conscientizar sobre a necessidade de se economizar este bem natural. Cada um precisa fazer sua parte. A mudança de hábito neste momento funciona como fator fundamental para preservação dos recursos hídricos do planeta”, finalizou.

A água recolhida é utilizada para limpezas de locais públicos como ruas, áreas de feiras livres, feiras de artesanato, viadutos, manutenções na rede de drenagem da Cidade, no paisagismo e na limpeza de ferramentas e equipamentos de trabalho.