Guardas recebem certificado de conclusão de curso sobre fiscalização ambiental

Entrega será nesta sexta-feira (24), no Auditório Roberto Marinho

22/3/2017

Foto Indisponivel

Quarenta guardas civis municipais receberão nesta sexta-feira (24) o certificado de conclusão do curso de Fiscalização Ambiental Municipal, promovido pelo Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande. A entrega será realizada a partir das 10 horas, no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim.

O curso foi organizado pelo Setor de Ensino e pelo Setor de Proteção Ambiental da GCM, ministrado de forma online entre os meses de janeiro e fevereiro e contou com 38 guardas da GCM de Praia Grande e dois de São Vicente. Além do conteúdo teórico, os guardas passaram também por quatro dias de atividades práticas.

De acordo com o inspetor Fábio Rogério Marques, o curso foi direcionado aos integrantes da corporação, atualmente composta por 20 guardas, que já manifestavam intenção de atuar na área ambiental. “O curso agora passa a ser conteúdo obrigatório na formação do agente. Além disso, é um projeto pioneiro na região no sentido de integrar a fiscalização da Mata Atlântica”.
Marques destacou que a capacitação ou atualização no Setor de Proteção Ambiental é uma preocupação da GCM e uma rotina entre os guardas do grupamento. “Estamos sempre empenhados em formar um profissional atento às demandas específicas, mas, principalmente, conhecedor daquilo que está proposto a defender”.

O objetivo foi capacitar o profissional para funções como: identificar as áreas de proteção ambiental; desenvolver o policiamento preventivo; identificar os crimes ambientais; apoiar a pesquisa científica; e identificar, conter e manejar animais silvestres.

O curso contou com a colaboração da Brasil Bioma Estudos Ambientais e da Aiuká Consultoria Ambiental.

O Grupamento Ambiental foi criado em 2009 e tem como objetivo a proteção do meio ambiente e preservação da fauna e flora por meio de atos de fiscalização visando a proteção e vigilância do patrimônio ecológico, prevenindo e reprimindo ações predatórias e eventuais ocupações clandestinas.

A atuação do grupamento em Praia Grande cresceu ao longo dos anos e, para se ter uma ideia, somente em 2016 foram registradas mais de 900 ocorrências, sendo a maioria relacionada com a ocupação irregular de áreas.