Trabalhadores da Coopervida participam de capacitação

Iniciativa faz parte do programa Dê a Mão para o Futuro

3/4/2017

Foto Indisponivel

Na última sexta-feira (31), 12 integrantes da Cooperativa de Coletores e Recicladores de Materiais Orgânicos e Inorgânicos Nova Vida (Coopervida) de Praia Grande participaram de capacitação promovida pela ONG Circus, que atua na formação de cooperativas de catadores e cultura de reciclagem. A iniciativa faz parte do programa Dê a Mão para o Futuro. O treinamento ocorreu na Cooperativa ABC Marbas, em Cubatão.

O objetivo foi ensinar os trabalhadores a explorarem melhor a utilização da nova esteira da Cooperativa, adquirida no fim do ano passado. “Além disso, também receberam orientações sobre a identificação de materiais recicláveis, logística da produção e dicas de comércio nessa área”, explicou a pedagoga Erica Pellucci, da ONG Circus.

Para os cooperados, a capacitação foi uma oportunidade de trocar ideias sobre sua área e aprender como tornar o trabalho mais produtivo. “Agora, a expectativa é que todos apliquem as orientações recebidas, consigam separar os materiais de forma melhor e mais rápida e alcancem mais produtividade, pois isso se reverterá em mais renda”, ressaltou a vice-presidente da Coopervida, Mônica Francisca de Queiróz.

Iniciativa – O Programa “Dê a Mão para o Futuro: Reciclagem, Trabalho e Renda” é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), realizada em parceria com a Administração Municipal, que tem o objetivo de fomentar o crescimento da Coopervida, responsável pela separação e reaproveitamento dos recicláveis coletados em Praia Grande. Desde 2014, a cooperativa é contemplada com o projeto, que oferece treinamento e capacitação desde a área administrativa até a operacional, visando profissionalizar e aumentar os ganhos dos catadores.