Sítio do Campo recebe mutirão de limpeza e manutenção

1º Multiação de 2017 conta com serviços como cortes de mato e ações de drenagem

3/4/2017

O Bairro Sítio do Campo começou a receber nesta segunda-feira (3) diversos serviços de limpeza e manutenções dentro do projeto Multiação. O mutirão de serviços e manutenções realizado pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) conta com retirada de itens inservíveis (como móveis e eletrodomésticos velhos) das vias, varrição, raspagem de areia das sarjetas, pintura de guias, cortes de mato, manutenções nas redes de drenagem, paisagismo e reparos na iluminação pública. A previsão é que as atividades aconteçam por mais 15 dias no local, seguindo na sequência para os Bairros Glória e Vila Sônia.

Mais de 100 funcionários da Sesurb estão envolvidos nos trabalhos, que contam também com o apoio de caminhões e tratores do setor. Atualmente, as atividades estão concentradas no entorno do Campo do Treze de Maio Futebol Clube, entre as Ruas Saturnino de Brito e Maximino Dominguez Gracio, que está sendo revitalizado pelo setor. O entorno do campo está recebendo limpeza, novo sistema de drenagem para evitar acúmulo de água de chuva, além de calçada gramada, instalação de novos conjuntos de traves e trecho com paisagismo.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Katsu Yonamine, o entorno do campo era um ponto crônico de descarte de lixo por parte da própria população. “Estamos finalizando um levantamento em toda Cidade de locais públicos alvos destes tipos de irregularidades, então dentro do projeto Multiação estamos revitalizando estes trechos, dando uma nova cara ao local e valorizando ainda mais o bairro”.

A Rua José Bonifácio também está recebendo atualmente corte de mato com capinagem mecânica e manual e o sistema de drenagem das vias entre a Rua Martin Francisco e a Avenida Irmãos Adorno está passando por manutenção com desobstruções da tuburação e limpezas de bocas de lobo. E a Praça Gregório de Matos Guerra, na altura da Avenida Marquesa de Santos, está recebendo raspagem de areia acumulada no meio fio e pintura de guias, além de reparos no sistema de iluminação do local.

Yonamine explicou que além de manter os bairros mais limpos, a intenção do projeto Multiação é também prevenir que detritos caiam na rede de drenagem obstruindo a tubulação e prejudicando o escoamento de águas pluviais. “A colaboração da população é essencial para a limpeza das ruas. O lixo doméstico depositado em lugar incorreto aumenta a proliferação de insetos e roedores, causando incômodo a toda vizinhança”, explicou.

E os moradores do bairro estão aprovando a ação realizada. A comerciante Lidia dos Anjos Marinho, de 54 anos, elogiou o trabalho realizado pela Prefeitura no local. “Moro há 9 anos no Sítio do Campo. Atualmente, perto de casa tem um espaço onde as pessoas costumavam realizar o descarte irregular de lixo e agora tudo limpo e sabendo que o local ainda será urbanizado, vai se transformar em um espaço de lazer, me deixa muito feliz”.

Morador do bairro há 13 anos, o também comerciante Márcio José Bezerra, de 38 anos, disse estar acompanhando os serviços e está gostando bastante do resultado. “Além de deixar nossa região mais bonita e valorizar onde moramos, é também uma questão de higiene. Espero muito que toda população colabore, ajudando a conservar a limpeza destes locais”.

Serviço semelhante, ainda dentro do projeto Multiação, também será iniciado no Bairro Ribeirópolis ainda nesta semana. Segundo a Divisão de Manutenção de Vias, responsável pelos trabalhos, o local receberá atividades como varrição, capinação, manutenção na drenagem e corte de mato. As ações seguirão para demais bairros da região, atendendo trecho entre o Japurá e o Cidade da Criança, e em cada um destes bairros os trabalhos durarão aproximadamente 15 dias.

Solicitações – E solicitações de serviços e manutenções urbanas em Praia Grande podem ser feitas através da Ouvidoria Municipal, que atende pelos números 162 (para telefones fixos dentro do município) e 3495-1527 (para celulares e fixos fora de Praia Grande). Ou também pelo formulário online disponível no site ouvidoria.praiagrande.sp.gov.br. O horário de funcionamento é das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.