Número de atropelamentos em PG apresenta redução de 40% em 2017

O número de ocorrências viárias, em geral, registrou queda de 26%

Por Jaqueline de Marco | 19/4/2017

O número de atropelamentos em Praia Grande, no primeiro bimestre de 2017 em comparação ao mesmo período do ano anterior, apresentou redução de 38,9%, passando de 18 para 11 casos, segundo levantamento feito pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran). Além disso, o número geral de acidentes viários em todo Município registrou uma queda de 26,5% em comparação ao mesmo período do ano passado. Este ano, ocorreram 308 acidentes, contra 419 de janeiro a fevereiro de 2016. Para a Setran, as reduções são reflexos das ações de educação, sinalização e fiscalização de trânsito realizadas em Praia Grande.
Os principais locais que apresentaram queda no número de ocorrências de trânsito foram a Avenida Ayrton Senna (-73,5%), Avenida Presidente Costa e Silva (-70,6%) e Avenida Ministro Marcos Freire (-50%).

A previsão, ainda de acordo com a Setran, é que estes números caiam ainda mais ao longo do ano. O secretário municipal de Trânsito, Marcelo Afonso Prado, explicou que as ações previstas para acontecerem ainda neste final de primeiro semestre de 2017 devem resultar em mais segurança viária a pedestres e motoristas. “Estamos entrando em uma nova etapa do projeto de instalação do sistema binário em Praia Grande, com vias funcionando em sentidos invertidos de direção. Com isso, evitamos conflitos viários e entre motoristas e pedestres”.

Prado destacou ainda o convênio com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, do Governo do Estado. Praia Grande é um dos 15 municípios de São Paulo conveniados. Dentre as ações realizadas no programa estão visitas de diagnóstico, definição de planos de ação e melhorias na infraestrutura viária, fiscalização e conscientização. “Uma das próximas ações previstas neste convênio é a instalação de 17 faixas de pedestres elevadas em pontos da Cidade com alto registros de ocorrências de trânsito. Com os equipamentos, os motoristas terão que praticamente reduzir por completo a velocidade, ou parar completamente caso tenha pedestres no local”.

E as ações de trânsito realizadas na Cidade, ainda segundo Marcelo Prado, seguem três pontos principais. “Primeiro engenharia de tráfego, com melhorias na sinalização, gestão e infra-estrutura viária em toda Cidade. Segundo, a fiscalização através dos Agentes de Trânsito e Guardas Civis Municipais de Trânsito, com auxílio da equipe na Central de Videomonitoramento. E terceiro, a educação de trânsito com atividades em escolas e locais de grande circulação de pessoas, priorizando a conscientização e o incentivo à gentileza no trânsito”.