Praças dos bairros Tupi e Tupiry poderão ter elementos da cultura indígena

Objetivo é envolver crianças e jovens em pesquisa, estimulando discussões temáticas

20/4/2017

Em Praia Grande, o Dia do Índio foi marcado por uma iniciativa em homenagem à história e cultura deste povo. O prefeito Alberto Mourão assinou ordem de serviço determinando um estudo para que as praças dos bairros Tupi e Tupiry tenham elementos da cultura indígena, explicando as etnias. O objetivo é que crianças e jovens da Cidade participem do projeto.

A ideia do chefe do Executivo é promover o envolvimento e aprofundamento de estudantes sobre a história dos índios. Para isso, participarão a Secretaria de Educação, Subsecretaria de Assuntos de Juventude e o setor de Projetos Especiais, estimulando discussões temáticas acerca do projeto.

A escolha dos locais é proposital, trata-se de dois bairros que têm diversas ruas com nomes indígenas, como Caiapós, Tapajós e Carimbó. No trecho existem oito praças que, segundo o chefe do Executivo Municipal, terão como intuito resgatar e preservar a história.

“Com a integração desses setores serão desenvolvidas pesquisas pelas crianças e jovens, trabalhando juntos neste processo. Será feita uma discussão temática levando às praças não só o elemento arquitetônico, mas a ideia daquela cultura e etnia”, explicou o gestor municipal.

Catacá (um instrumento de atrito que consiste de dois pedaços de tábua), bastões de ritmo (um canudo de bambu ou madeira oca de dimensões variadas), tacape (armas que são feitas de madeiras), maracás (tipo de chocalhos) e carrancas seriam alguns dos elementos que poderiam compor o paisagismo das praças, transmitindo aos munícipes e turistas um aprofundamento sobre a história deste povo.

“Todas as praças neste bairro poderão ter elementos da cultura indígena, explicando as etnias. São instrumentos artesanais tão bonitos e que contam a história deste povo que merece uma homenagem”, disse o prefeito que ainda participou de uma apresentação em comemoração à data, realizada por jovens e idosos do Polo Esportivo SuperEscola e do programa Conviver, ambos no Tupi, em um prédio que reúne pessoas de diversas faixas etárias.