IPMPG realiza a 5ª edição do projeto De bem com o Futuro

Servidores conheceram o a Área de Lazer Ézio Dall’Ácqua (Portinho)

25/4/2017

Mais de 30 funcionários públicos municipais participaram nesta segunda-feira (24) da 5ª edição do projeto “De Bem com o Futuro”, realizado pelo Instituto de Previdência Municipal de Praia Grande (IPMPG) em parceria com a Administração Municipal.

O encontro ocorreu na sede da autarquia, no Bairro Boqueirão, onde os servidores receberam palestras sobre dicas de economia, tipos de aposentadoria, como cuidar da saúde na aposentadoria e sobre os equipamentos municipais que oferecem diversos serviços à comunidade e conheceram a Área de Lazer Ézio Dall’Acqua (Portinho) e a escola de Educação Ambiental.

O “De Bem com o Futuro” é um projeto de pré-aposentadoria e tem por objetivo apresentar ao servidor os cuidados que ele deve ter com saúde, além de informar os direitos e apresentar também os pontos turísticos e equipamentos municipais que ele poderá utilizar nessa nova fase da vida. O projeto vem ao encontro de humanização da Previdência, conceito adotado pelo Governo Federal.

A superintendente da entidade, Regina Mainente, explicou aos servidores que o programa é realizado para conscientizar os servidores para a aposentadoria. “Agora é uma nova fase, com novos amigos e uma nova rotina que os futuros aposentados terão de construir”.

A gerente de atendimento de pessoa física da Caixa Econômica Federal de Praia Grande, Elizabeth Mendonça Xavier, explicou aos futuros aposentados sobre como guardar dinheiro nesse novo momento da vida. “Espero ter contribuído nesse que é um momento tão importante na vida dos trabalhadores”.

O procurador do IPMPG, Flávio Elias Soares, apresentou os tipos de aposentadoria e como é possível calcular o tempo. Já a artesã Francisca das Chagas Costa Cavalcante apresentou os trabalhos realizados pela Secretaria de Promoção Social (Sepros) dentro dos equipamentos municipais, dando opção aos futuros aposentados do que fazer no tempo livre. E o médico perito da autarquia, Ricardo João Mezzarane, explicou sobre os riscos do sedentarismo na aposentadoria.

Logo após as palestras os servidores foram convidados para um passeio até o Parque Municipal Ézio Dall’ Acqua (Portinho) e escola de Educação Ambiental, onde aprenderam sobre os manguezais e a preservação do meio ambiente e ainda puderam apreciar parte da extensão do Rio Piaçabuçu em um passeio de barco.

A diretora de serviço Sônia Gama considerou o projeto muito importante para os servidores. “Eu achei essa ação muito importante para quem vai se aposentar, pois a vida não se encerra na aposentadoria e se você olhar para trás verá o quanto aprendeu com isso, o quanto o seu serviço foi importante. Agora é a vez de termos um olhar pessoal para nossa família, nosso filhos”.

O fiscal de abastecimento Delson Oliveira aprovou o projeto, pois esclareceu algumas dúvidas que ele tinha sobre a aposentadoria a reforma previdenciária. “Esse projeto é bom para ficarmos por dentro das leis. Eu tinha algumas dúvidas e agora não tenho mais”.

Para a servente Nadir Araújo Silva essa foi uma tarde diferente que esclareceu muitas dúvidas, além de apresentar algumas opções para os futuros aposentados. Ela nunca tinha ido até a Área de Lazer Ézio Dall’Acqua (Portinho) e adorou o passeio.