Equipe de PG conquista 1º lugar em campeonato intercanis

Ao todo, 31 instituições participaram do evento em Sumaré

2/5/2017

Foto Indisponivel

O Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande conquistou o primeiro lugar no 9º Campeonato de Cães de Polícia das Guardas Municipais do Brasil, realizado no último sábado, em Sumaré.

De acordo com o inspetor Erlei Lopes de Carvalho, ao todo 31 instituições participaram do evento e Praia Grande foi a 23ª a se apresentar. “A equipe somou 100 pontos e ficou empatada com outras três, mas acabou ganhando no desempate cujo critério era o menor tempo para concluir a prova”.

Na competição, foram avaliados faro, guarda e proteção, quesitos nos quais são levados em consideração, por exemplo, a melhor imobilização cinotécnica (do cão) e a progressão com relação ao guarda.
Esse foi o 15º prêmio conquistado pelo Canil de Praia Grande, que está se preparando para a próxima competição, que deve acontecer em agosto, na cidade de Indaiatuba. “O canil presta um importante trabalho dentro da Guarda Civil Municipal de Praia Grande. Poder representar a Cidade nos dá muito orgulho e por isso nos empenhamos ao máximo no nosso trabalho e nos treinos”, afirmou Erlei.

Atuação - O Canil da GCM de Praia Grande tem por finalidade possibilitar a complementação de ações e operações de segurança pública e proteção de bens, serviços e instalações do Município com emprego de cães, atuando mediante planejamento próprio, isoladamente ou em apoio às outras unidades da Guarda Civil Municipal.

Foi regulamentado por lei em 2007, mas atua desde 2004. Os guardas responsáveis pela condução dos animais participam de diversos cursos, entre eles os de cinofilia (cuidados na criação de cães) e cinotecnia (estudo da anatomia, comportamento, psicologia, fisiologia dos cães).

Além do patrulhamento preventivo e ostensivo, o Canil participa de atividades educacionais e sociais, como as visitas em escolas com apresentação de show dog (adestramento) e a instituições beneficentes.