Sistema de monitoramento de Praia Grande é referência na Região

Cidade conta com mais de 1.500 câmeras

2/5/2017

O Centro Integrado de Controle e Operações Especiais (Cicoe) de Praia Grande, considerado o maior complexo tecnológico de monitoramento da América do Sul, tem funcionado como referência para as cidades da Baixada Santista. Prova disso é que nesta terça-feira (2), o vereador de São Vicente, Higor Ferreira, visitou o espaço em busca de informações do funcionamento do sistema com o objetivo de propor a criação de uma estrutura semelhante no município vizinho.

O Cicoe é capaz de monitorar mais de 1.500 câmeras instaladas em diversos pontos da Cidade. O local foi inaugurado em 2002 e representa importante auxílio tanto para a GCM, quanto para as polícias Civil e Militar. Em 2015, passou por reforma e ampliação, contando com mais condições de receber modernos softwares.

Um dos destaques do espaço fica por conta do videowall composto por 24 monitores de 55 polegadas de alta definição. O sistema tem condições de transmitir as imagens digitais das câmeras com mais qualidade e precisão.

O legislador vicentino, que preside uma comissão especial na Câmara relacionada aos assuntos de segurança pública, ficou animado com o que viu. Ferreira elogiou o sistema de monitoramento de Praia Grande. Durante sua visita ao local, aproveitou para tirar dúvidas com integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) praia-grandense. “Tenho buscado informações nas principais referências deste tipo de equipamento. Praia Grande tem uma grande estrutura e é um local que precisava visitar”, disse.

Além do vereador Higor Ferreira, o Cicoe também foi visitado nesta terça pelo investigado do 3ª Distrito Policial de Praia Grande, Jorge da Cunha e representantes da Sociedade Amigos do Solemar.

Prêmios – Recentemente, o Cicoe foi contemplado em dois importantes prêmios da área de segurança. O Centro foi eleito o melhor case do Brasil em sistemas de Segurança, pela Revista Digital Security, e ficou com o terceiro lugar nas Américas, pela Associação Latino Americana de Segurança (Alas).

Funcionamento – A central funciona 24 horas, todos os dias da semana e é operada por equipes compostas por guardas civis, agente de trânsito e um policial militar. A rede de comunicação é interligada à da Polícia Militar, facilitando a transmissão de informações em tempo real, como em casos de acidentes ou de ocorrências criminais. No local ainda funciona uma central de teleatendimento e uma Sala de Intervenção de Crises.