Sedettra realiza palestra sobre empreendedorismo no PIC Alice

Atividade econômica dos artesãos foi tema principal

2/5/2017

Funcionários da Sedettra (Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Trabalho) ministraram uma palestra para participantes do PIC Vila Alice (Programa de Integração e Cidadania).

Cerca de 20 alunos que fazem cursos de artesanato na unidade ouviram explicações sobre MEI (Microempreendedor Individual), Banco do Povo Paulista e Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal Nas Comunidades).

Uma das participantes, a aluna Ana Flávia Nogueira, que faz pintura em tela, vidro e madeira no PIC, disse estar impressionada com as facilidades de se abrir uma cadastro como MEI. “Não paga contador, não paga alvará da prefeitura, somente uma taxa mensal em torno de R$50. Com isso posso emitir nota fiscal e ainda tenho todos os benefícios do INSS”, comemora.

Já para a artesã Solange Palumbo, o interesse foi maior em relação ao Banco do Povo. “Eu já tenho MEI e seria ótimo poder investir em material a juros bem baixinhos. É um grande incentivo e eu vou até lá fazer uma simulação”, disse.

A Sutaco também chamou a atenção dos alunos presentes. Rosemeire Galott, também artesã, comenta sobre a necessidade de se ter a carteirinha de profissional do artesanato. “Com a carteirinha eu posso me inscrever em feiras e expor mais meu trabalho, essa palestra foi muito produtiva, gostaria que tivesse mais vezes”.

A Sedettra pretende levar essas informações a todos os PICs e Cafes (Centro de Apoio à Família do Educando) dentro das próximas semanas. O telefone para se informar sobre esses e outros serviços da Secretaria é o 3471-1224.