Praia Grande conta com gestor digital para aperfeiçoar ações de trânsito

Ferramenta do Estado foi disponibilizada para a Cidade dentro do Movimento Paulista

11/5/2017

O planejamento das ações de educação, fiscalização e engenharia viária em Praia Grande agora contará com uma importante ajuda: o painel de gestão digital, do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, realizado pelo Governo do Estado. A ferramenta foi apresentada para representantes da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) durante reunião realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, na manhã desta quinta-feira (11).

O painel, disponível somente para os gestores da área, conta com informações atualizadas pelo Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), dentre elas número de óbitos resultado de ocorrências viárias, tipos de veículos envolvidos, faixa etária das vítimas, principais locais, entre outros. A apresentação da nova ferramenta foi realizada pelos consultores do projeto, Miguel Barbosa e Helenize Gaudereto.

O secretário de trânsito de Praia Grande, Marcelo Afonso Prado, explicou a importância do novo equipamento para as ações preventivas na Cidade. “Além de dados estatísticos e metas a serem alcançadas, contaremos também com mapas em sistema de georreferenciamento, que serão fundamentais para tomadas de decisões e para a logística de ações de sinalização e fiscalização nas vias. Nosso objetivo é sempre garantir mais segurança viária, diminuir acidentes e, especialmente, mortes no trânsito”, explicou.

Atualmente, o Movimento Paulista conta com 67 municípios conveniados, sendo Praia Grande um dos primeiros a serem contemplados, desde o início de 2016. Dentro do trabalho estão previstas visitas de diagnósticos, definições de planos de ações e fiscalização, orientação e melhorias na infraestrutura viária, como mudanças na circulação de veículos e instação de faixas elevadas de pedestres.

E as ações que vem sendo realizadas na Cidade já apresentam boas resultados, com a queda no número de ocorrências viárias registradas. De acordo com dados do Infosiga, no 1º bimestre de 2017 a redução foi de 26,5% em comparação ao mesmo período do ano passado.