Rap, grafite e palestra agitam abertura da Semana do Hip Hop

Atrações serão realizadas ao longo de toda essa semana

16/5/2017

A Semana do Hip Hop 2017 em Praia Grande não poderia ter começado em melhor estilo. A batida grave do rap “Enquanto há vida, há solução’, em sintonia com as vozes fortes de Rafael Calafrio e Luana Garces, embalaram o público e a dança contemporânea dos integrantes do grupo New Family. A apresentação vibrante ganhou contornos ainda mais intensos com o grafite do rosto de uma mulher que Beto Crash, artista praia-grandense, estava fazendo ao vivo. Além dessas atrações, a palestra do professor doutor em Educação, César Rodrigues, com o tema “Hip Hop, juventude e igualdade racial: possibilidades de uma cidadania crítica”, fez parte do primeiro dia de evento que rolaram no Auditório da Secretaria de Educação (seduc), na segunda-feira (12). Ficou impressionado? Tudo isso é só o começo. Vem muito mais por aí ao longo dos próximos dias.

A organização dos eventos promovidos ao longo da Semana do Hip Hop está a cargo da Prefeitura de Praia Grande por meio da Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve). “A ideia é que a Semana seja abrangente com atividades de fundo pedagógico e cultural.Teremos ações sociais também dentro da instituição de acolhimento e da Fundação Casa”, comentou o subsecretário de Juventude da Cidade, Augusto Schell.

Apaixonado pelo grafite, Beto Crash é um dos precursores da Semana do Hip Hop de Praia Grande. Ele participou da primeira edição em 2013. De lá para cá, viu o movimento ganhar novos adeptos e se solidificar. O artista tem no currículo algumas obras especiais no Município. Destaque para os murais na entrada da Cidade, que conta com 32 imagens de arte grafite que retratam os principais fatos históricos praia-grandenses desde 1900 até os dias atuai, ao lado do Palácio das Artes (PDA), e outro na Escola Estadual Doutor Reynaldo Kuntz Buschcola, Bairro Boqueirão, com painéis baseados na filosofia da educação. “Grafite é minha vida”, afirmou.

O professor doutor em Educação, César Rodrigues, era outro que não escondia a felicidade de participar da abertura dos eventos deste ano. Durante sua palestra, procurou abordar situações que fazem parte do cotidiano das pessoas que vivem a cultura hip hop. Tudo isso baseado em dados de pesquisas de grandes instituições do País. “É importante essa discussão para que a sociedade possa cada vez mais entender e respeitar essa cultura que cresce a cada dia. Esse processo é lento, mas vem ganhando base sólida. Faço algumas provocações, até com assuntos polêmicos, em busca dessa troca de experiências. Estou feliz por perceber que Praia Grande tem trabalho com foco na igualdade de oportunidades”.

Programação - Entre as atividades da Semana do Hip Hop estão: arte grafite em tela, intérprete de libras, oficinas de dança urbana, desenho e canto, batalha de MCs e B-boys. Para encerrar o evento no sábado (20), a Subjuve, preparou ações culturais a partir das 17 horas, na própria sede, incluindo aulão de danças urbanas, grafite e shows com os grupos que representam o movimento Hip Hop da Cidade.

Confira a programação dos próximos dias:

Quarta (17)
14h –Oficina de dança urbana – Grupo Mad Feeling
Oficina de canto (rimas) MC Igo – Resistência no Gueto
Local: Fundação Casa I
Endereço: Rua Corypheu de Azevedo Marques, s/nº Balneário Esmeralda

Quinta (18)
14h – Oficina de dança urbana – Grupo Mad Feeling
Oficina de canto (rimas) MC Igo – Resistência no Gueto
Local: Fundação Casa II
Endereço: Rua Sete, s/nº Balneário Esmeralda

Quinta (18)
19h30 – ABERTO AO PÚBLICO
Batalha de MCs
Local: Bowl Ocian – (Pista de Esportes Radicais) , Avenida Presidente Castelo Branco s/n° na altura da Avenida Vicente de Carvalho, Ocian.
Presença das crews: Prazer HIP-HOP, Máfia Caiçara e Batalha da Vingança
Mediador: T h MC – Prazer Hip Hop

Sexta (19)
19h30 –Batalha de B-boys
Local: Bowl Ocian – (Pista de Esportes Radicais) , Avenida Presidente Castelo Branco s/n° na altura da Avenida Vicente de Carvalho, Ocian.
Mediador: Rafael K-lafriu

Sábado (20)
17h – Jam Hip Hop – Confraternização de encerramento
Local: Sede da Subsecretaria de Assuntos da Juventude
Endereço: Rua Xavantes, 51, Bairro Tupi.
DJ Dog
Luna Garcez
Aulão com Rafael K-lafriu – New Family Face
Grafitti com Beto Crash